Uma das principais ações da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) de incentivo à piscicultura no Piauí é a distribuição de alevinos agricultores familiares em todo o estado. Cerca de 2 milhões de alevinos serão entregues a partir do mês de outubro para famílias que trabalham com os peixes em tanques e açudes nos 224 municípios do Piauí.
Uma das beneficiadas este ano foi a Francisca Santos. Moradora do povoado São José dos Lacerda, na zona rural do município de Miguel Alves, a produtora conta que a produção de peixes a partir dos alevinos recebidos tem incrementado na sua renda.
“Temos tanque para colocar os alevinos, e tem os açudes que coloca quando ele está maior. A gente tem o produto o ano inteiro, tira a cada seis meses, depois coloca de novo para tirar de novo”, explicou.
Assim como a Francisca Santos, muitos produtores que recebem os alevinos também vendem para o Estado por meio dos programas de Alimentação Saudável (PAS) e de Aquisição de Alimentos (PAA). O superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar da SAF, Clébio Coutinho, conta que cada vez mais beneficiados com os alevinos participam dos programas.
“O Programa de Alimentação Saudável (PAS) compra a produção da agricultura familiar e nós temos casos aqui como, por exemplo, a ação na Semana Santa de distribuição de peixe, que a gente está adquirindo peixe de uma entidade da agricultura familiar que recebeu os alevinos, passou pelo período de cria e de recria, e engorda desses alevinos e venderam a partir do PAA ou do PAS para ser distribuído para famílias vulneráveis”, explicou.
Unidade de Piscicultura da SAF em Nazária
A ação de distribuição de alevinos da SAF é permanente e tem como base a Unidade de Piscicultura que fica situada na cidade de Nazária. Em 2024, o investimento para a produção foi de mais de R$ 206 mil. Na unidade são criados alevinos das espécies tambaqui, tambatinga, patinga, pacu e pirapitinga. A reprodução é feita em laboratório.
O ciclo de produção inicia em setembro e vai até abril do ano seguinte. Durante esse período, a SAF recebe as demandas e organiza a distribuição para as entidades que vão receber os alevinos. Cerca de 20 mil famílias de agricultores são beneficiadas com a ação.
“Estamos agora iniciando o próximo período, há uma semana começou o período de reprodução, então nós estamos recepcionando a demanda organizada na secretaria, onde começa o processo de distribuição”, explicou o superintendente.
A distribuição de alevinos permite um aumento na renda do agricultor familiar, que tem sua criação em tanques ou em açudes presentes em todo o Piauí.
“É uma ação importante porque a gente distribui esses alevinos que vão em pequenos mananciais, barreiros, em tanques, escavados ou então em tanques-redes. Vai possibilitar para essas famílias beneficiárias um incremento na renda”, finalizou.
CCOM-PI