O Governo do Piauí publicou nesta segunda-feira (24), no Diário Oficial do Estado, o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao ano de 2026. O documento traz as datas de vencimento, as regras de parcelamento e os descontos oferecidos para contribuintes que optarem pela quitação antecipada.

De acordo com a Unidade de Administração Tributária (Unatri), os motoristas poderão pagar o imposto em cota única com desconto de 15% até 30 de janeiro de 2026. Já quem optar por quitar o tributo até 27 de fevereiro de 2026 terá direito a redução de 10% no valor total.
Além da possibilidade de pagamento antecipado, o IPVA também poderá ser parcelado em até três vezes, obedecendo ao seguinte cronograma:
- 30 de janeiro de 2026 – 1ª cota (para parcelamento) ou pagamento em cota única com desconto de 15%;
- 27 de fevereiro de 2026 – 2ª cota (para parcelamento) ou cota única com desconto de 10%;
- 31 de março de 2026 – 3ª cota (última parcela).
Como pagar o IPVA
O contribuinte deve emitir o Documento de Arrecadação (DAR) por meio dos portais oficiais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PI) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI).
As guias estão disponíveis nos endereços:
- Portal da Sefaz: siatweb.sefaz.pi.gov.br/arrecadacao-darweb/emitir-dar-ipva
- Portal do Detran: portal.pi.gov.br/detran
O pagamento pode ser realizado nas redes bancárias credenciadas ou por meio dos canais digitais das instituições financeiras.
Licenciamento anual
O governo também divulgou o prazo para pagamento da taxa de licenciamento anual dos veículos usados, que deverá ser quitada até 31 de março de 2026. O licenciamento é obrigatório para a emissão do novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e para assegurar que o automóvel está regularizado para circular.
Fonte: Cidade Verde


