A cidade de Aroeiras do Itaim foi palco do I Encontro da Educação de Jovens e Adultos (EJA), evento de grande importância para a valorização e o reconhecimento dos saberes que os alunos trazem consigo, além de ser um espaço para o fortalecimento da formação continuada dos educadores. O evento aconteceu na noite desta segunda-feira (31) na Secretaria Municipal de Educação.
Participaram do encontro a Coordenadora do EJA, Fabrícia Macêdo, a Secretária Municipal de Administração e Finaças, Dra. Marli Macêdo, a Supervisora de Ensino Josemara, a Técnica de Apoio Pedagógico da Eja, Francimária Holanda e outros representantes da SEME, além da atração cultural de Ana Luísa e Alípio Feitosa.
O encontro teve como tema “Reconhecendo e Ressignificando Saberes: Construindo Caminhos e Inspirando Professores para uma Aprendizagem Significativa na Educação de Jovens e Adultos“, refletindo a necessidade de criar uma educação que respeite as histórias de vida dos alunos.
Durante o evento, foi realizada uma palestra e oficinas com a Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, Fabrícia Macêdo, abordando o tema “O papel da afetividade na Educação de Jovens e Adultos: Práticas pedagógicas que inspiram e transformam vidas”.
A palestra trouxe uma reflexão profunda sobre a importância da afetividade no processo de aprendizagem, destacando como a conexão emocional entre educadores e alunos pode transformar e impulsionar o desenvolvimento dos estudantes. Além disso, as oficinas proporcionaram momentos de troca de experiências e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que buscam inspirar mudanças significativas na vida dos educandos, destacou Fabrícia Macêdo.
De acordo com a Coordenadora Pedagógica da EJA de Aroeiras do Itaim, o encontro foi um passo fundamental para o fortalecimento da EJA no município.
“Nosso objetivo é mostrar que a Educação de Jovens e Adultos vai além da alfabetização. Queremos garantir que nossos alunos saiam da escola com conhecimento, habilidades e, principalmente, com a valorização de sua própria história.
A secretária Dra. Marli Macêdo disse que esse encontro foi fundamental para que os professores, que irão trabalhar com o EJA compreendam que esse público é diferenciado, e o prefeito Marciano tem recomendado um olhar especial para esse alunos, então espera que os professores tenham sucesso nas suas jornadas em sala de aula, frisou ela.
Fonte: AgoraED