Com o tema “Alfabetizar com Equidade: Boas Práticas para Ensinar a Todos e Cada Um”, a Prefeitura de Paquetá do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quinta-feira, 24 de julho, o II Seminário Municipal do PPAIC (Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa), reunindo professores da Educação Infantil ao 5º ano, além de coordenadores pedagógicos, diretores e gestores escolares da rede municipal de ensino.
O seminário aconteceu na Unidade Escolar Celso Eulálio e teve início às 7h com o credenciamento dos participantes.
A cerimônia de abertura contou com a composição da mesa de honra, execução dos hinos e a apresentação de um poema autoral rimado sobre o PPAIC, escrito e declamado por Valdecir Gonçalves, professor do Ciclo de Alfabetização da U.E. Cícero Francisco de Moura.
A manhã seguiu com uma apresentação cultural dos alunos da Escola Augustinho José Garcia, que encantaram o público com o grupo de dança afro mirim da comunidade quilombola Canabrava, utilizando peneiras e maculelê.
Um dos pontos altos do evento foi a palestra da professora e pesquisadora Simoni Portela Leal, com o tema, “Alfabetizar com equidade: Saberes, identidades e possibilidades para uma educação humanizadora e equânime”, que trouxe importantes reflexões sobre práticas pedagógicas equitativas.
O seminário foi marcado pela apresentação das boas práticas desenvolvidas nas escolas municipais. Foram apresentadas experiências exitosas da Educação Infantil por unidades como U.E. Lagoa do Tucano, U.E. Augustinho José Garcia, U.E. Nossa Senhora dos Remédios e a Creche Municipal Eusébio Borges Leal.
Segundo a Secretária Municipal de Educação, Elayne Sá, a formação tem como foco, capacitar ainda mais os professores e coordenadores pedagógicos, alinhar metodologias de ensino para a alfabetização, discutir estratégias de avaliação e intervenção pedagógica e promover a troca de experiências entre educadores.
Também foram compartilhadas ações do Ciclo de Alfabetização (1º e 2º ano) das escolas U.E. Manoel Gonçalves Guimarães, U.E. Celso Eulálio e U.E. Nossa Senhora dos Remédios. Gestores dessas unidades também apresentaram contribuições importantes na área de gestão escolar.
Ao final, as melhores apresentações de práticas pedagógicas receberam um prêmio de destaque das mãos da secretária municipal de educação Elayne Sá Barros.
Veja mais imagens no link abaixo