A safra de caju em Pio IX sofre com mais uma praga e deixa produtores perplexos com o fenômeno. Trata-se de uma espécie de cascudo que consome parte do cajueiro e ainda está sendo analisada.
A praga está se alastrando e devastando a safra de caju novo (maturi) nos assentamentos Guaribas I e II, Nova Esperança, Santa Fé e Serra do Jatobá.
Em razão da grande quantidade de cascudos, os técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), Ozael e Jandres, estiveram na região nesta segunda-feira, 09, através da solicitação do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Erinaldo Andrade.
Os representantes da ADAPI colheram amostras dos cascudos para estudos sobre a espécie, e o que pode ser utilizado para o controle.
A praga é considerada nova na região e já está afetando outras plantações como a manga, acerola e até mesmo o Nim que é considerada uma planta inseticida para abelhas.
“O pessoal está assustado. O negócio está feio”, lamentou o presidente.
O principal alvo do cascudo é o local da flor e parte do olho do cajueiro, conforme Naldo explicou. A região do pedúnculo (parte da polpa de composição suculenta) não está sendo atacada.
Fonte: CidadesnaNet