PUBLICIDADE

Em Teresina projeto de lei deve alterar base de cálculo de ITBI sobre bens imóveis

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O vereador Aluísio Sampaio (Progressistas) protocolou projeto de Lei Complementar para alterar o Código Tributário Municipal. A mudança propõe alteração na base de cálculo do Imposto sobre a Transmissão inter-vivos de Bens Imóveis (ITBI). A proposta estabelece que a base de cálculo do imposto será o valor do imóvel informado pelo contribuinte no documento de transação e não o avaliado previamente pela Prefeitura.

O projeto busca aperfeiçoar a legislação tributária, tomando como base o entendimento atual adotado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que reconhece para o cálculo do ITBI o valor venal do imóvel transmitido em condições normais de mercado. 

O Projeto afasta também a vinculação do ITBI a base de cálculo do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), que não pode sequer ser utilizado como parâmetro.

Segundo o vereador Aluísio Sampaio, proponente do projeto de Lei, a adequação visa corrigir uma distorção no cálculo do imposto, que não priorizava o valor de venda declarado pelo contribuinte, valendo-se de valores pré-estabelecidos.

Vereador Aluísio Sampaio (PP)

“No caso do ITBI, a base de cálculo deve considerar o valor de mercado do imóvel individualmente determinado, afetado por fatores como benfeitorias, estado de conservação e as necessidades do comprador e do vendedor,”, afirmou.

Aluísio Sampaio explica ainda que o valor da transação declarado pelo contribuinte goza da presunção de que é condizente com o valor de mercado, que poderá ser contestada e afastada pela Prefeitura por meio de procedimento administrativo próprio. 

A proposta que pode impactar positivamente no mercado imobiliário nas transações comerciais também pode contribuir para reduzir gastos, diminuindo a burocracia e evitando acionamentos desnecessários do Poder Judiciário.

“Ao reconhecer a presunção de veracidade das declarações feitas pelo contribuinte, evitamos a abertura de processos administrativos ou judiciais para apuração de eventuais crimes de lavagem de dinheiro baseados no Provimento nº 88 do CNJ”, destacou o parlamentar

Fonte: Cidadeverde

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727

Portal Notícia em Pauta
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.