Na manhã desta quarta-feira (08), o prefeito de Picos, Dr. Pablo Santos (MDB), esteve na sede do CREA/ PI (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí), em Teresina, oportunidade que se reuniu com o presidente da entidade, Hércules Medeiros.
O objetivo da reunião, que também teve a participação do Assessor Técnico do CREA, João da Luz, e do vereador picoense, Chaguinha (PSB), foi solicitar do órgão fiscalizador uma avaliação técnica na estrutura das pontes existentes no município.
A solicitação da Prefeitura por uma avaliação nessas estruturas se deu após a circulação, nas redes sociais, de um vídeo antigo onde, devido a erosão do leito do Rio Guaribas, as estacas da fundação, da Ponte da Rua Marcos Parente, que liga o Centro ao Bairro Boa Sorte, aparecem expostas.
Atualmente, por conta da erosão e do baixo nível do Rio Guaribas, as estacas continuam expostas, mas vale lembrar que essa situação já havia sido verificada também em 2020 e naquela oportunidade uma equipe do DER/ PI (Departamento de Estradas e Rodovias do Piauí),fez uma vistoria e atestou que não era necessária uma intervenção, somente um monitoramento da situação.
A ponte da Rua Marcos Parente liga os Bairros Centro e Boa Sorte e tem um fluxo muito grande tanto de motocicletas, automóveis e até de veículos de carga.
Com essa solicitação de uma fiscalização a Prefeitura de Picos quer que o CREA determine os efeitos da erosão, nas estacas de fundação da ponte, para que assim seja possível apurar informações e dados da real situação da estruturae a partir daí ser feita uma análise mais abrangente.
Além da ponte em questão, Picos tem outras três pontes sobre o Rio Guaribas: Mestre Raimundo Duarte (que também liga o Centro ao Bairro Boa Sorte), da Passagem das Pedras (que liga o Centro ao Bairro Passagem das Pedras) e da BR 316 (que liga o Centro à Zona Leste).
CCOM/PMP