PUBLICIDADE

DIRETÓRIO ESTADUAL

Fábio Novo e Dudu travam disputa pelo comando do PT do Piauí; veja desafios

4face42aaf67ffa37b9259445e22f948

A corrida pela liderança do Partido dos Trabalhadores no Piauí será entre o deputado estadual Fábio Novo e o vereador de Teresina, Edilberto Borges, o Dudu, que se enfrentam em uma disputa acirrada pelo comando da legenda. A eleição aconteceu no domingo (6) e mais de 62 mil filiados estão aptos a votarem para os diretórios municipal e o estadual. É a maior eleição direta já realizada pelo PT nos 224 municípios. 

(Fotos: Renato Andrade/CidadeVerde)

Com a desistência dos candidatos Marcelo Mascarenhas, que é diretor do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, e do delegado Jetan Pinheiro, superintendente de gestão da Secretaria de Segurança, o PT terá apenas dois candidatos nas eleições deste ano. O Cidadeverde.com apurou que tanto Jetan como Marcelo Mascarenhas vão dar apoio ao candidato Fábio Novo. 

A corrente interna de Fábio Novo é a CNB (Construindo um Novo Brasil), que é a majoritária do partido, à qual pertencem o presidente Lula e a ex-presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann e o ministro Wellington Dias. O governador Rafael Fonteles (PT), mesmo tendo ligações direta com os nomes da CNB nunca declarou sua corrente. Para o Diretório Nacional, o governador já anunciou que votará no candidato Edinho Silva, o mesmo do presidente Lula. 

O candidato que for eleito nas eleições direta para o Diretório Estadual do PT terá a missão de comandar a disputa pela reeleição do governador Rafael Fonteles e unificar o partido pela indicação do vice, já que o PT sinaliza chapa pura nas eleições 2026. 

As apostas são de que a escolha do nome do vice de Rafael será uma das mais disputadas entre os chamados “Rafa Boys” (nome apelidado ao grupo de secretários do governador), e os indicados pelo “PT Raiz”. Os nomes mais citados pelo grupo dos “secretários-candidatos” são do Washington Bandeira (Educação), Chico Lucas (secretário de Segurança Pública). Pelo PT mais antigo, um dos nomes apontados para ser vice é do próprio Fábio Novo, que teve uma boa votação nas eleições municipais. 

Em Teresina, a disputa pelo Diretório Municipal será entre Cícero Magalhães, atual presidente, o vereador João Pereira e Naiara Costa. Na capital, 19,5 mil filiados estão aptos a votarem.   

Durante entrevista à TV Cidade Verde, na última segunda-feira (23), o governador mandou mensagem aos filiados.  

“O PT é um partido forte porque tem uma democracia interna forte. O processo de eleição direta dentro de um partido é algo único, que movimenta o partido. O PT, após a eleição, se une totalmente, até porque a composição dos diretórios é fiel, feitas a partir das eleições de cada chapa, então a harmonia prevalece, se oxigena o partido, mobiliza a militância. Recomendo uma grande participação, torço por isso, e logo após a composição do partido será feito o direcionamento para a estratégia político-eleitoral do ano que vem”.

Na entrevista, Rafael Fonteles reafirmou que o MDB e o PSD estarão na chapa majoritária e voltou a confirmar que só vai tratar sobre o vice no próximo ano.  

Fonte: Cidade Verde

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727

Portal Notícia em Pauta
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.