PUBLICIDADE

VIAGEM ADIADA

Falta de licença do Ibama adia início da operação da Transnordestina entre Piauí e Ceará

BNR3D4zqCnaa8lAWW72I5DiLPMlbO2NGTWmxOdqW

A Transnordestina Logística anunciou, nesta quinta-feira (23), o adiamento do início da operação ferroviária entre o Piauí e o Ceará, que estava previsto para começar nesta sexta-feira (24). A empresa informou, por meio de nota, que ainda aguarda a emissão da Licença de Operação pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), documento indispensável para o início das atividades.

(Foto: Reprodução)

A viagem inaugural partiria do município de Bela Vista do Piauí com destino a Iguatu, no Ceará, percorrendo um trecho de 585 quilômetros. O trem de cargas seria responsável pelo transporte de milho, em um trajeto com duração estimada de 20 horas. O trecho integra a ferrovia Transnordestina, considerada estratégica para o escoamento da produção agrícola e o desenvolvimento econômico da região.

Segundo a empresa, todos os testes operacionais já foram concluídos com sucesso, e o projeto conta com autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para o início das operações comissionadas. No entanto, sem o aval ambiental do Ibama, o cronograma precisou ser suspenso temporariamente.

“Continuamos aguardando a emissão, pelo IBAMA, da Licença de Operação, sem a qual não é possível iniciar a operação. Por este motivo, lamentamos informar o adiamento do início da operação e dos eventos agendados no dia 24/10 em Bela Vista do Piauí e no dia 25/10 em Iguatu no Ceará”, diz trecho da nota.

A Transnordestina destacou ainda que vem atuando em conjunto com o Ministério dos Transportes, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e a Casa Civil para viabilizar a regularização e o início das operações “no menor prazo possível”.

“Continuamos trabalhando firme para o avanço das obras e em breve comunicaremos a nova data do início da operação comissionada”, conclui a nota.

A ferrovia Transnordestina é uma das principais obras de infraestrutura logística do Nordeste, ligando os estados do Piauí, Ceará e Pernambuco. O projeto promete reduzir custos de transporte, impulsionar exportações e fortalecer a competitividade do agronegócio na região.

Confira a nota na íntegra:

Adiamento da viagem inaugural na Transnordestina

Informamos que a Transnordestina Logística está pronta e possui autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para iniciar as operações comissionadas de transporte de cargas entre os estados do Piauí e do Ceará. Todos os testes iniciais foram realizados com sucesso.

Entretanto, continuamos aguardando a emissão, pelo IBAMA, da Licença de Operação, sem a qual não é possível iniciar a operação. Por este motivo, lamentamos informar o adiamento do início da operação e dos eventos agendados no dia 24/10 em Bela Vista do Piauí e no dia 25/10 em Iguatu no Ceará.

A Transnordestina Logística, junto com o Ministério dos Transportes, Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e Casa Civil não tem medido esforços para iniciar as operações o mais breve possível.

Continuamos trabalhando firme para o avanço das obras e em breve comunicaremos a nova data do início da operação comissionada.

Assessoria de Imprensa da Transnordestina Logística

Fonte: Portal O Dia

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727

Portal Notícia em Pauta
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.