PUBLICIDADE

VIAGEM ADIADA

Falta de licença do Ibama adia início da operação da Transnordestina entre Piauí e Ceará

BNR3D4zqCnaa8lAWW72I5DiLPMlbO2NGTWmxOdqW

A Transnordestina Logística anunciou, nesta quinta-feira (23), o adiamento do início da operação ferroviária entre o Piauí e o Ceará, que estava previsto para começar nesta sexta-feira (24). A empresa informou, por meio de nota, que ainda aguarda a emissão da Licença de Operação pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), documento indispensável para o início das atividades.

(Foto: Reprodução)

A viagem inaugural partiria do município de Bela Vista do Piauí com destino a Iguatu, no Ceará, percorrendo um trecho de 585 quilômetros. O trem de cargas seria responsável pelo transporte de milho, em um trajeto com duração estimada de 20 horas. O trecho integra a ferrovia Transnordestina, considerada estratégica para o escoamento da produção agrícola e o desenvolvimento econômico da região.

Segundo a empresa, todos os testes operacionais já foram concluídos com sucesso, e o projeto conta com autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para o início das operações comissionadas. No entanto, sem o aval ambiental do Ibama, o cronograma precisou ser suspenso temporariamente.

“Continuamos aguardando a emissão, pelo IBAMA, da Licença de Operação, sem a qual não é possível iniciar a operação. Por este motivo, lamentamos informar o adiamento do início da operação e dos eventos agendados no dia 24/10 em Bela Vista do Piauí e no dia 25/10 em Iguatu no Ceará”, diz trecho da nota.

A Transnordestina destacou ainda que vem atuando em conjunto com o Ministério dos Transportes, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e a Casa Civil para viabilizar a regularização e o início das operações “no menor prazo possível”.

“Continuamos trabalhando firme para o avanço das obras e em breve comunicaremos a nova data do início da operação comissionada”, conclui a nota.

A ferrovia Transnordestina é uma das principais obras de infraestrutura logística do Nordeste, ligando os estados do Piauí, Ceará e Pernambuco. O projeto promete reduzir custos de transporte, impulsionar exportações e fortalecer a competitividade do agronegócio na região.

Confira a nota na íntegra:

Adiamento da viagem inaugural na Transnordestina

Informamos que a Transnordestina Logística está pronta e possui autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para iniciar as operações comissionadas de transporte de cargas entre os estados do Piauí e do Ceará. Todos os testes iniciais foram realizados com sucesso.

Entretanto, continuamos aguardando a emissão, pelo IBAMA, da Licença de Operação, sem a qual não é possível iniciar a operação. Por este motivo, lamentamos informar o adiamento do início da operação e dos eventos agendados no dia 24/10 em Bela Vista do Piauí e no dia 25/10 em Iguatu no Ceará.

A Transnordestina Logística, junto com o Ministério dos Transportes, Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e Casa Civil não tem medido esforços para iniciar as operações o mais breve possível.

Continuamos trabalhando firme para o avanço das obras e em breve comunicaremos a nova data do início da operação comissionada.

Assessoria de Imprensa da Transnordestina Logística

Fonte: Portal O Dia

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727