Vanildo Caio da Silva, conhecido como Bode, foi recapturado pela Força Tática do 8º BPM na noite de sábado (07), enquanto bebia cerveja em um bar no bairro Deus Quer, zona Sudeste de Teresina. O foragido, que havia escapado da Penitenciária Irmão Guido há cerca de um mês, tentou fugir ao avistar uma equipe policial, pulando um muro do bar, mas foi contido. Com ele, foi descoberto um revólver calibre 38 e munições.
Vanildo foi condenado a uma pena de 25 anos por latrocínio, crime ocorrido em julho de 2022, que vitimou Gabriel Siqueira Alves Ribeiro, de 19 anos. Segundo o DHPP, o jovem foi atraído para uma emboscada e encontrado morto em um matagal no bairro Deus Quer após quatro dias desaparecido. Vanildo é o nono recapturado dentre os 20 presos que fugiram da Penitenciária Irmão Guido no último dia 11 de novembro.
FUGA EM MASSA
De acordo com a Secretaria de Justiça (Sejus), os detentos tiveram “janelas de aeração” da penitenciária para realizar a fuga. A Sejus informou que um procedimento de sindicância foi aberto para apurar falhas de segurança e que solicitou à Secretaria de Segurança a abertura de um inquérito policial. A fuga em massa envolveu 20 detentos, muitos deles suspeitos de integrar uma facção criminosa.
As reformas e ampliações recentes na Penitenciária Irmão Guido incluíram melhorias nos pavilhões A, B e C e a criação de 286 vagas novas. A Sejus afirma que todos os seis pavilhões passaram por obras de reforço na estrutura. Mesmo assim, a fuga em novembro evidenciou vulnerabilidades no sistema prisional, que agora está sob investigação das autoridades de segurança pública do estado.
Fonte: Meio News