O Governo do Estado lançará na próxima semana o Pacto pela Ordem, uma iniciativa para reforçar o combate ao crime organizado no Piauí. A informação foi confirmada pelo governador Rafael Fonteles (PT) à TV Clube nesta segunda-feira (17).
Segundo o gestor, o programa terá duas frentes de atuação. A primeira será a integração entre as polícias estaduais, federais e o Poder Judiciário. A segunda envolverá investimentos financeiros para viabilizar a prisão de criminosos.
“É um conjunto de ações que já estão em andamento, mas que agora estarão sob esse guarda-chuva do Pacto pela Ordem, que vai reforçar o combate à criminalidade no Piauí. Sempre a palavra de ordem é integração das forças de segurança, das forças estaduais entre si com o Poder Judiciário, com as forças federais”, declarou.
Ficco em Teresina
O governador também anunciou que a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), atualmente presente apenas em Parnaíba, será implantada também na capital. O lançamento está previsto para o primeiro semestre deste ano, com prazo máximo até maio.
“Nós temos o exemplo da Ficco, que é a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado, que é liderada pela Polícia Federal. Tínhamos apenas em Parnaíba, agora, temos também em Teresina. Então, é um reforço da integração e da inteligências dessas forças que vai dar um melhor resultado no combate ao crime organizado”, enfatizou.
Fonte: Portal Clube News