O governador Rafael Fonteles visitou, nesta terça-feira (24), a adutora Padre Lira, em Dom Inocêncio. A obra, executada pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), levará água tratada a mais de 12 mil pessoas da região do semiárido piauiense. No total, estão sendo investidos cerca de R$ 34 milhões na obra, que irá promover melhorias no abastecimento de água na região.
Segundo o governador, trata-se de uma obra histórica para Dom Inocêncio e para mais 18 comunidades que também serão beneficiadas. “A obra física está concluída, mas existem mais algumas etapas para a adutora se tornar 100% operacional. Tem todo o processo de limpeza, ligação elétrica, calibração de sistema, testagem final, etc. Então, ao finalizar essas etapas, a água começa a ser tratada e levada aos reservatórios. Em breve, estaremos entregando essa obra histórica para a região”, afirmou Rafael Fonteles.
A adutora, com 50 km de extensão, captará água da Barragem Jenipapo, em São João do Piauí, onde o Rio Piauí é represado, e levará até Dom Inocêncio. A obra tem Estação de Tratamento de Água (ETA) com capacidade de 72 m³/h. Além disso, o sistema possui um reservatório de concreto armado com capacidade de armazenar até 400 m³ de água tratada, garantindo um abastecimento contínuo e de qualidade para a população local.
O sistema ainda tem duas estações de bombeamento, estações elevatórias e bebedouros para animais, proporcionando um impacto positivo também na criação de gado e consolidando-se como uma das principais ações de infraestrutura hídrica no estado do Piauí.
Felipe Eulálio, diretor-geral do Idepi, pontuou que a obra é um sonho antigo dos moradores de Dom Inocêncio. “Estamos aqui fazendo a inspeção e os testes finais para entregar essa obra em 30 dias, resolvendo definitivamente o problema da água aqui no município”, frisou o gestor.
Evilene Nascimento, moradora de Dom Inocêncio, destacou a importância da adutora para o município. “A água é um bem, uma riqueza, que melhora 100% a vida de todos. Então, é uma obra de grande relevância para nós. Além disso, a adutora carrega o nome de um ícone da nossa cidade, o grande Padre Lira, prestando uma justa homenagem”, comemora.
CCOM-PI