PUBLICIDADE

PIAUÍ

Governo bate a meta de gerar 10 mil oportunidades de trabalho para jovens sem experiência profissional

large_3d2489bd_2489_479d_b3d1_846f60c02fb8_a9c9ce3cb3

O governador Rafael Fonteles assinou nesta terça-feira (7), a admissão simbólica de 400 jovens que irão compor o quadro de jovens aprendizes do Governo do Estado. A solenidade ocorreu no Centro de Convenções de Teresina, com a presença de centenas dos admitidos e familiares. Com a iniciativa, segundo Fonteles, o governo cumpre, em 16 meses, a meta de gerar 10 mil oportunidades de trabalho para a juventude sem experiência profissional.

As contratações fazem parte do Oportunidade Jovem, programa estadual que busca gerar as primeiras oportunidades de trabalho através de monitorias, estágios para jovem aprendiz e primeiro emprego, articulando várias secretarias. Estas modalidades, somadas às bolsas concedidas para pesquisadores no ensino Médio e outras iniciativas, são consideradas para chegar ao resultado comemorado.

“Eles são antenados com a tecnologia. Nós queremos nos posicionar como o Estado mais digital do Brasil. Então, certamente esses jovens serão fundamentais nessa renovação e nessa aprendizagem de todos os servidores, das ferramentas atuais de tecnologia que nós temos disponíveis para utilizar na administração pública” explicou Fonteles.

Remuneração e jornada

O salário de Jovem Aprendiz é de R$ 720, com jornada de trabalho de 20 horas semanais, divididas em quatro horas diárias de atividades teóricas e práticas. O horário de expediente do aprendiz sempre vai respeitar os compromissos escolares.

Foram admitidos no programa, jovens com idade entre 14 e 21 anos incompletos, cursando, no mínimo, o 5º ano do ensino Fundamental ou o ensino Médio, na rede pública de ensino.

“A gente tem uma expectativa realmente de uma transformação de vida, transformação de cultura, em acelerar a integração das gerações através da tecnologia” pontuou o secretário da Administração, Samuel Nascimento.

As vagas são para Teresina, onde os jovens serão distribuídos nas secretarias estaduais, de acordo com as necessidades de cada uma. Todos os selecionados estão passando por treinamento. A Secretaria da Administração (Sead), promoveu o processo seletivo.

“A nossa meta, acho que eu e todos também, é ser proativo, comunicativo, abranger os conhecimentos que estamos recebendo nos treinamentos” declarou Jaciara Rodrigues, uma das adolescentes contratadas.

CCOM/PI

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727