A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) declarou de utilidade pública uma área no município de Bela Vista do Piauí para viabilizar as obras da Ferrovia Transnordestina no estado.
A medida autoriza a Transnordestina Logística S.A. (TLSA) a realizar desapropriações no trecho entre o km 50+200 m e o km 50+230 m, destinado à implantação de um canteiro de suporte das obras do lote EMT05.
Com a autorização, a TLSA poderá iniciar o processo de desapropriação com caráter de urgência, o que permite a imissão na posse dos terrenos antes da conclusão da tramitação judicial. A empresa deverá seguir a legislação vigente, obter os licenciamentos ambientais e cumprir todas as exigências dos órgãos competentes.
Recentemente o governo federal assinou a ordem de serviço para o início da construção do lote 8 da Ferrovia Transnordestina, com investimento de R$ 1 bilhão. Esse valor está incluído no aditivo de R$ 3,6 bilhões provenientes do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE)
A Ferrovia Transnordestina é um projeto de infraestrutura ferroviária que ligará o interior do Piauí ao Porto de Suape (PE). No estado, o trecho da ferrovia tem potencial para facilitar o escoamento da produção de grãos, minérios e outros produtos, além de reduzir custos logísticos para empresas instaladas na região.
Com a conclusão da ferrovia, a expectativa é de ampliação das atividades industriais e logísticas no território piauiense, especialmente em áreas próximas ao traçado da linha férrea, contribuindo para a integração econômica do estado com outras regiões do Nordeste.
Fonte: Cidade Verde