Em entrevista ao Jornal do Piauí nesta segunda-feira (4), o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), Daniel Oliveira, destacou os principais pontos que devem constar na atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH). Após o início das audiências públicas para discussão do tema, a previsão é que a elaboração do novo documento seja concluída em dezembro.
Conforme o gestor, o principal objetivo é tratar sobre a navegabilidade do Rio Parnaíba, sob o ponto de vista econômico, ambiental e de infraestrutura.
“O que estamos apresentando à sociedade piauiense é uma ampla revitalização, dentre esses pontos a navegabilidade. Teremos ações específicas para a preservação de nascentes, para o enfrentamento ao assoreamento e para vários eixos que integram a viabilidade”, disse.
O último PERH foi criado em 2010 e permitiu avanços significativos na gestão dos recursos hídricos do Piauí. O novo estudo para atualização do documento foi realizado por um consórcio de empresas das empresas TPF e YIB1, com apoio de diversos órgãos do estado.
“Com esse plano atualizado, o governador levará para o Governo Federal para incluir no PAC essas ações”, concluiu o secretário.