Picos realizará, no próximo dia 3 de dezembro, a I Caminhada da Acessibilidade, iniciativa promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUDE), em parceria com secretarias municipais, ONGs, sindicatos, associações e pastorais sociais. O evento integra a programação alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado mundialmente em 3 de dezembro.

A concentração será às 7h, na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus. Após o acolhimento inicial, os participantes seguirão em caminhada pela Avenida Getúlio Vargas, com culminância na Praça Félix Pacheco, onde haverá a culminância com ações das secretarias municipais envolvidas.

A presidente do COMUD, Edna Brito, explica que os preparativos envolveram semanas de encontro com diversas entidades. Segundo ela, a caminhada tem como objetivo mobilizar a sociedade para a pauta da inclusão e fortalecer a construção de políticas públicas duradouras.

“A proposta dessa caminhada é conscientizar a população, levar informações e esclarecimentos, mas, acima de tudo, pensar de forma conjunta o nosso 1º Plano Municipal de Acessibilidade. O que estamos fazendo aqui poderá servir de referência para outros municípios da região. Durante o percurso e na culminância, vamos colher assinaturas e contribuições da população para consolidar um documento que será entregue ao prefeito”, destacou.

Edna também adiantou que na Praça Félix Pacheco haverá apresentações da APAE, da Rede Municipal de Educação, da Saúde e do Esporte, além de ações integradas das secretarias que já desenvolvem trabalhos voltados à pessoa com deficiência.
O secretário municipal do Trabalho e Assistência Social, Luzifrank Júnior, reforçou o papel do COMUD e da importância da participação da população picoense no evento.

“A caminhada é uma mobilização para chamar a atenção da sociedade sobre a importância da inclusão e da conscientização. O Conselho tem autonomia, como deve ser em qualquer política de controle social, e nossa secretaria está de portas abertas para apoiar. O dia 3 de dezembro é simbólico e fundamental para lembrarmos a responsabilidade coletiva de promover acessibilidade e direitos”, afirmou.
Luzifrank destacou ainda que a coletiva realizada pelo COMUD com os meios de comunicação buscou ampliar o alcance do convite. “Queremos que a população esteja presente, caminhe conosco, entenda a importância do tema e ajude a construir uma cidade mais humana e inclusiva”, completou.
PROGRAMAÇÃO – 3 DE DEZEMBRO
- 07h – Concentração na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus
- Caminhada pela Avenida Getúlio Vargas
- Culminância na Praça Félix Pacheco, com apresentações culturais, exposições e coleta de contribuições para o Plano Municipal de Acessibilidade
SECOM


