PUBLICIDADE

QUEIMADAS

Incêndios de grandes proporções matam animais e ferem moradores no Sul do Piauí

incendio1

Incêndios de grandes proporções atingem neste momento quatro municípios piauienses – Curimatá, Parnaguá, Júlio Borges e Morro Cabeça no Tempo, no extremo sul do estado, matando animais e avançando contra residências. Brigadistas dos municípios, do Ibama e os Bombeiros do Piauí e da Bahia tentam conter o fogo. Pelo menos dez pessoas estão feridas tentando conter o fogo. 

(Fotos: Reprodução)

Cidadeverde.com recebeu vídeos que mostram a gravidade do incêndio com nuvem de fumaças e destruição. 

Parnaguá

Um morador de Parnaguá confirmou ao Cidadeverde.com que algumas pessoas estão feridas com queimaduras nos pés e mãos tentando apagar o fogo na localidade Lagoa Nova, que fica 37km de Parnaguá.

“Desde de quinta-feira estamos lutando contra o incêndio. Cerca de 10 pessoas estão com queimaduras nos pés e mãos, com bolhas, tentando conter o fogo. Os brigadistas do Previ Fogo do Ibama estão aqui e o fogo está acabando com tudo”, disse o morador, que não quis se identificar. 

Ele confirmou que animais estão morrendo queimados, roças são destruídas e o incêndio continua descendo. 

“Estamos contendo o fogo com água, moto bomba, foices, enxadas. Está desesperador dia e noite e muito cansaço físico. Do jeito que o fogo está descendo, só Deus vai parar, devido o vento e a quentura”, disse. 

Avanço do fogo

O fogo atinge a região há três dias e ontem a tarde avançou em residências e sítios. O incêndio acontece na serra do gado bravo e na região existe um olho d’água do sertão. 

O coordenador de Instrução e Prevenção aos Incêndios Florestais da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Shandallyê Araújo, informou que bombeiros do Piauí e da Bahia estão atuando na região de Morro Cabeça no Tempo (a 874 km de Teresina). O fogo atinge a zona rural da cidade.

Em Curimatá, os brigadistas do Previ Fogo do Ibama estão atuando na região.

Brigadistas de Curimatá ajudam a combater incêndio em Júlio Borges.

“A região está muito seca, devido à estiagem, há muitos ventos e dificulta a contenção do fogo”, disse Shandallyê Araújo. 

Ele alerta que alguns moradores estão colocando um “contra fogo” para barrar o incêndio e só aumenta o incêndio. 

Morro Cabeça no Tempo 

Coronel Egídio Leite, comandante operacional do Corpo de Bombeiros do Piauí, garantiu agora há pouco que o incêndio de Morro Cabeça no Tempo foi controlado, mas equipe continua no local. 

“Há cerca de 10 dias, o fogo começou na Bahia e se alastrou para Morro Cabeça no Tempo. Há uma equipe extra na cidade e o incêndio será extinto”, disse o coronel Egídio. 

Cidade Verde

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727