O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de onda de calor e baixa umidade nesta segunda-feira (19). No Piauí, cerca de 180 municípios encontram-se sob alerta laranja e amarelo. O aviso, que entra em vigor às 13h e segue até às 18h, destaca a severidade da situação, com níveis de umidade variando entre 20% e 12%.
Segundo o aviso, a umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12%, configurando uma situação de risco para a saúde da população e aumentando o potencial para incêndios florestais. A baixa umidade do ar pode provocar ressecamento da pele, além de causar desconforto nos olhos, boca e nariz.
As condições adversas também elevam o risco de incêndios em áreas de vegetação, exigindo atenção redobrada de moradores e autoridades. O alerta do INMET classifica a situação como de “perigo”, sugerindo medidas preventivas para minimizar os impactos. Entre os 180 municípios piauienses que entraram no alerta do Inmet, se destacam: Teresina, Picos, Parnaíba, Floriano, Oeiras, São Raimundo Nonato e Campo Maior.
Entre as principais recomendações estão: a ingestão de bastante líquido para evitar a desidratação, a restrição de atividades físicas ao ar livre, especialmente nas horas mais quentes do dia, e o uso de hidratantes para a pele. Outra orientação importante é evitar a exposição direta ao sol durante o período de maior intensidade, e manter os ambientes internos umidificados, o que pode ser feito com o uso de vaporizadores ou toalhas molhadas.
Fonte: Portal O Dia