PUBLICIDADE

CLIMA

Inverno derruba temperaturas na madrugada em cidades do Piauí

WhatsApp_Image_2025-01-14_at_09_50_34

O solstício de inverno, que ocorre no Hemisfério Sul desde o dia 20 de junho, tem provocado a queda nas temperaturas durante a madrugada na região sul do Piauí. Em contrapartida, a umidade relativa do ar, no período da tarde, está registrando índices abaixo de 15%, que significa estado de alerta, segundo a classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essas características, de acordo com a climatologista Sara Cardoso, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), aproximam o Piauí do clima desértico.

(Foto: Reprodução)

Ela explica que o inverno não traz chuvas. Ele impacta diretamente nas baixas temperaturas nas primeiras horas da manhã. Somado a isso tem o período de transição do outono para o inverno, que altera os ventos.

“Nós estamos no inverno, no Hemisfério Sul. A gente chama de solstício de inverno, que é quando o sol está iluminando menos o Hemisfério Sul. A gente observa temperaturas mínimas nas primeiras horas. As temperaturas variam entre 10 e 20 graus em alguns dias. E, durante a tarde, a gente tem umidades típicas de desertos. Umidade abaixo de 15%, o que já aconteceu em São João Piauí, Oeiras e Corrente, com temperaturas também elevadas. Então, são características atmosféricas típicas de deserto que a gente só vê no inverno”, explica.

Este ano, as temperaturas mais baixas registradas no período foram 13,1º no dia 16 de junho e 13,4º no dia 15 de junho, ambas na cidade de Corrente; e 19,8º em Paulistana também no dia 15.

Essa grande diferença entre as temperaturas mínima e máxima no mesmo dia é a amplitude térmica. Quanto maior a diferença, mais desconforto vai gerar para a saúde e para reforçar o clima de deserto.

Ainda de acordo com a climatologia, essas características são mais evidentes em regiões de chapada, áreas mais elevadas que já têm uma predisposição físico-geográfica para temperaturas mais baixas porque tem baixa pressão. É o caso de municípios como Corrente. “Lá é super comum nessa época chegar a ter 10 graus, o que é incomum para nós aqui no centro-norte do Piauí”, afirma.

Os índices de umidade relativa do abaixo de 15% costumam ser registrados em municípios como São João Piauí, Oeiras e Corrente, com temperaturas também elevadas.

Estado de Alerta – umidade do ar entre 12% e 20%.

Fonte: Cidade Verde

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727