PUBLICIDADE

CLIMA

Inverno derruba temperaturas na madrugada em cidades do Piauí

WhatsApp_Image_2025-01-14_at_09_50_34

O solstício de inverno, que ocorre no Hemisfério Sul desde o dia 20 de junho, tem provocado a queda nas temperaturas durante a madrugada na região sul do Piauí. Em contrapartida, a umidade relativa do ar, no período da tarde, está registrando índices abaixo de 15%, que significa estado de alerta, segundo a classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essas características, de acordo com a climatologista Sara Cardoso, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), aproximam o Piauí do clima desértico.

(Foto: Reprodução)

Ela explica que o inverno não traz chuvas. Ele impacta diretamente nas baixas temperaturas nas primeiras horas da manhã. Somado a isso tem o período de transição do outono para o inverno, que altera os ventos.

“Nós estamos no inverno, no Hemisfério Sul. A gente chama de solstício de inverno, que é quando o sol está iluminando menos o Hemisfério Sul. A gente observa temperaturas mínimas nas primeiras horas. As temperaturas variam entre 10 e 20 graus em alguns dias. E, durante a tarde, a gente tem umidades típicas de desertos. Umidade abaixo de 15%, o que já aconteceu em São João Piauí, Oeiras e Corrente, com temperaturas também elevadas. Então, são características atmosféricas típicas de deserto que a gente só vê no inverno”, explica.

Este ano, as temperaturas mais baixas registradas no período foram 13,1º no dia 16 de junho e 13,4º no dia 15 de junho, ambas na cidade de Corrente; e 19,8º em Paulistana também no dia 15.

Essa grande diferença entre as temperaturas mínima e máxima no mesmo dia é a amplitude térmica. Quanto maior a diferença, mais desconforto vai gerar para a saúde e para reforçar o clima de deserto.

Ainda de acordo com a climatologia, essas características são mais evidentes em regiões de chapada, áreas mais elevadas que já têm uma predisposição físico-geográfica para temperaturas mais baixas porque tem baixa pressão. É o caso de municípios como Corrente. “Lá é super comum nessa época chegar a ter 10 graus, o que é incomum para nós aqui no centro-norte do Piauí”, afirma.

Os índices de umidade relativa do abaixo de 15% costumam ser registrados em municípios como São João Piauí, Oeiras e Corrente, com temperaturas também elevadas.

Estado de Alerta – umidade do ar entre 12% e 20%.

Fonte: Cidade Verde

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727

Portal Notícia em Pauta
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.