O calendário para pagamento do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e da taxa de renovação do licenciamento anual de veículos para o exercício de 2024 já pode ser consultado pelos contribuintes piauienses. Em 2024, assim como em anos anteriores, o Governo do Estado oferece a possibilidade de pagamento da conta única ou o parcelamento do imposto.
De acordo com a instrução normativa da diretoria da Unidade de Administração Tributária (UNATRI) da Secretaria de Fazenda do Piauí, o contribuinte poderá pagar a cota única do IPVA com desconto de 15% até o dia 31 de janeiro. Na mesma data também deverá ser paga a primeira cota do IPVA, para quem optar pelo parcelamento em três vezes.
“Quem pagar a cota única do IPVA até 31 de janeiro de 2024 obtém um desconto maior, de 15% no valor do imposto. Enquanto quem pagar a cota única até o dia 29 de fevereiro o desconto é de 10%. Já para quem desejar parcelar, a primeira cota do IPVA vence no dia 31 janeiro, a segunda no dia 29 de fevereiro e a terceira e última cota deve ser paga até o dia do vencimento da taxa de licenciamento, ou seja, no dia 29 de março de 2024”, explica a superintendente da Receita, Graça Moreira Ramos.
Para o pagamento do tributo, no caso o IPVA, o contribuinte pode imprimir o documento de arrecadação na internet na página da SEFAZ, acessando o endereço deste link. Já para pagar as taxas e multas relativas ao Detran, basta acessar este endereço eletrônico.
No Piauí, o cálculo para pagamento do imposto é o seguinte: carros acima de R$ 150 mil têm uma taxa de 3%, enquanto outros carros têm 2,5%, motos 2% e caminhões 1%. Essa taxa é multiplicada pelo valor do veículo para calcular o imposto. Se a taxa for 3%, você paga 3% do valor do seu carro a cada ano.
Licenciamento
O licenciamento veicular é o processo de renovação anual do documento do carro. Com ele, você tira o CRLV, registro obrigatório para dirigir no Brasil. Aqui no Estado, a taxa de renovação do licenciamento anual dos veículos usados deverá ser paga – em cota única – até o dia 29 de março de 2024.
Fonte: Portal O Dia