O conselheiro Kennedy Barros será reconduzido à presidência do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) para o biênio 2025/2026. A solenidade de posse será realizada nesta quinta-feira (19), às 10h, no Plenário da Corte de Contas.
Em entrevista, Kennedy Barros destacou que encara o novo mandato como uma responsabilidade ainda maior.
“Eu entendo que foi uma deferência dos colegas, que tiveram a ideia de reconduzir-me. Na realidade, eu não pleiteei; os colegas entenderam que eu deveria continuar. Então, essa confiança aumenta a minha responsabilidade. Os desafios enfrentados ao longo dos dois anos anteriores, com os resultados alcançados, me dão a responsabilidade ainda maior. É uma confiança muito grande e eu darei o melhor de mim para poder corresponder”, afirmou.
Durante seu próximo mandato, Kennedy Barros pretende intensificar o acompanhamento das políticas públicas, com ênfase na fiscalização concomitante e na capacitação de gestores e controladores sociais. A meta é ampliar o impacto de cursos, jornadas e oficinas realizadas em diversas regiões do Estado.
“Vou novamente dar ênfase a esse trabalho de acompanhamento de políticas públicas, que têm melhorado muito os serviços públicos e, consequentemente, levado serviços de melhor qualidade para a população, que é quem sustenta a sociedade com seus elevados tributos”, pontuou.
Novos dirigentes do TCE-PI
Na ocasião, serão empossados os demais membros da nova gestão:
- Vice-Presidente: conselheiro Kleber Eulálio;
- Corregedora-Geral: conselheira Lilian Martins;
- Ouvidor: conselheiro Abelardo Vila Nova;
- Controladora Interna: conselheira Flora Izabel.
TCE-PI recebe Selo Diamante de Transparência Pública
Após a solenidade de posse, será feita a entrega do Selo do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). Essa iniciativa, coordenada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), é realizada em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT).
O Selo avalia o desempenho dos portais da transparência e classifica os resultados em sete categorias: Diamante, Ouro, Prata, Intermediário, Básico, Inicial e Inexistente.
Pelo segundo ano consecutivo, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí conquistou o Selo Diamante, atingindo um índice de transparência de 96,69% na edição de 2023. Outras instituições piauienses premiadas na categoria Diamante incluem:
- Tribunal de Justiça do Estado do Piauí;
- Defensoria Pública do Estado do Piauí;
- Ministério Público do Estado do Piauí.
Na categoria Ouro, serão contemplados o Governo do Estado e a Prefeitura de Lagoa do Barro.
A análise da edição 2023 envolveu 8.045 portais de transparência de órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de Tribunais de Contas, Ministérios Públicos e Defensorias Públicas das esferas municipal, estadual e federal. Entre os 13 Tribunais de Contas do Brasil que alcançaram o nível Diamante, o TCE-PI se destaca como uma referência nacional em transparência pública.