Na madrugada do dia 14, entre a noite de quinta e a manhã de sexta, espectadores de todo o Brasil poderão observar o primeiro eclipse total da Lua de 2025. O fenômeno ocorre quando Sol, Terra e Lua se alinham, fazendo com que a Lua atravesse a sombra projetada pelo nosso planeta.
Além do Brasil, o eclipse também será visível em toda a América do Norte, Central e do Sul. Durante a noite, a Lua desaparecerá gradualmente à medida que a sombra da Terra a encobre.
O eclipse atingirá seu auge às 3h58 da manhã (horário de Brasília) desta sexta-feira (14), quando a Lua estará totalmente coberta pela sombra da Terra. Nesse momento, ela ganhará um tom avermelhado devido à ausência de luz solar direta.
Por essa razão, o fenômeno também é chamado de “Lua de Sangue”.
Horário de início e de pico
O eclipse parcial começará às 2h09 (horário de Brasília), quando a Lua começará a escurecer. Às 3h26 terá início a fase total, intensificando sua coloração avermelhada, atingindo o auge às 3h58.
A Lua permanecerá imersa na umbra até 4h31, quando começará a sair para a penumbra e o eclipse voltará às fases parcial e penumbral. Segundo a Nasa, esse efeito é chamado de Dispersão de Rayleigh, e a presença de poeira ou nuvens na atmosfera pode deixar a Lua ainda mais vermelha.
Como observar o eclipse?
O eclipse poderá ser observado a olho nu, mas binóculos ou telescópios podem aprimorar a visão e a intensidade do vermelho, segundo a Nasa. O Observatório Nacional transmitirá o evento ao vivo no YouTube a partir de 0h30 do dia 14.
Meio News