A Secretária de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec), com o apoio da Defesa Civil Municipal de Picos, realizou na manhã desta quarta-feira (02), no município picoense, o Capacita+.
Na oportunidade, mais de 100 representantes de municípios, entre prefeitos e secretários municipais, participaram do evento que teve o objetivo de promover um alinhamento técnico da Operação Carro-Pipa.
Durante o Capacita+, que foi realizado no Auditório Fontes Ibiapina, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Bairro Junco, os gestores municipais participaram de uma atualização em relação aos procedimentos e critérios da operação emergencial de abastecimento d’água.
Ao longo do evento ocorreram palestras que foram ministradas pelo o Chefe do Escritório Avançado da Operação Carro-Pipa, Major Everton Araújo, pelo coordenador do Monitoramento Operacional do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Anderson Neves, pelo Químico da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Rodrigo Linger, pelo Coordenador Nacional do Centro de Operação Carro-Pipa, Flávio Gouveia, pelo Diretor de Prevenção, Mitigação da Defesa Civil do Estado do Piauí, Werton Costa e pelo representante do GPipa, André Simões.
Flávio Gouveia destacou que para o sucesso da Operação Carro-Pipa é importante essa integração entre a Defesa Civil Nacional, a Defesa Civil Estadual, a Defesa Civil dos Municípios, o Exército Brasileiro, além do ente privado, o GPipa, que é responsável pelo monitoramento de todos os caminhões que participam da Operação.
“Viemos para capacitar e integrar com o Exército, a Defesa Civil, o ente municipal que é quem pode fazer a solicitação, o Decreto de situação de emergência e solicitar a Operação Carro-Pipa. Então o que a gente buscou através desse evento foi melhorar a Operação Carro-Pipa como um todo“, pontuou o Coordenador Nacional do Centro de Operação Carro-Pipa, Flávio Gouveia, acrescentando que a equipe da Sedec esteve em alguns pontos de abastecimento para verificar a qualidade da água e se a quantidade tem sido suficiente.
Entre as orientações que foram dadas aos gestores no Capacita+ estão: a maneira correta de elaborar o Decreto para reconhecimento do Sistema S2ID (Sistema Integrado da Defesa Civil), a forma exata de inserir a documentação para receber a Operação Carro-Pipa e a apresentação de outras Políticas de Acesso a Água do Governo Federal como o Projeto Água Doce (de dessalinização).
Werton Costa frisou que, tendo em vista este ano a estiagem foi potencializada por uma temporada chuvosa irregular, o que faz com que a Defesa Civil Estadual tenha que garantir a segurança hídrica da população sertaneja, o Capacita+ foi pensado para que sejam coordenados os esforços no intuito de maneira mais eficiente, respeitando o recurso público, se possa atender à necessidade primária da população por água de qualidade.
“Nós temos dois procedimentos estartados nesse momento. A gente tem a OCP [Operação Carro-Pipa], que ela é conduzida pelas Forças Armadas e obedece a um perímetro geográfico, e nós temos os carros que são custeados pelo erário Estadual, ou seja, que é o Programa Carro-Pipa do Estado. Então na medida que esse cronograma, que é definido pela Diretoria de Resposta, ele é executado isso envolve toda uma burocracia porque nós estamos falando de um processo que envolve, além de uma soma vultosa de recurso, é um processo auditado por Tribunais de Contas, então eles vão sendo liberados progressivamente. [Mas] Nós já temos carros rodando em vários municípios. É claro que para fecharmos os mais de 130 municípios hoje atingidos isso leva um certo tempo. Claro que a OCP presente no evento já desburocratiza a parte do atendimento da área rural”, explicou o Diretor de Prevenção, Mitigação da Defesa Civil do Estado do Piauí, Werton Costa.
Secretária Municipal da pasta, Camila Luz disse que em Picos a Defesa Civil irá fazer em breve o cadastro dos interessados em participar da Operação Carro-Pipa.
“Aqui em Picos ainda temos várias áreas que não conseguem ter uma água potável, de qualidade e principalmente neste período de estiagem que fica mais difícil ainda a chegada de água. Isso ocorre em Povoados da zona rural como Pau D’arco, também temos os Pereiros, Chapada do Mucambo, Chapadinha, que necessitam”, enumerou a secretária municipal da Defesa Civil.
Amanhã, quinta-feira (030, o evento Capacita+ ocorrerá no Ceti Professora Maria de Castelo Ribeiro, em São Raimundo Nonato, e terá a mesma programação do evento realizado no município picoense.
CCOM