Em entrevista ao Jornal do Piauí nesta quarta-feira (18), o deputado estadual Severo Eulálio (MDB) defendeu que as vagas de vice-governador e de senador na chapa majoritária liderada pelo governador Rafael Fonteles (PT) nas eleições de 2026 continuem com representantes emedebistas.
Vice-presidente do partido no estado, Eulálio ressaltou que o assunto só deve ser discutido no ano eleitoral. “O MDB pleiteia a manutenção das vagas que já tem. Queremos continuar com a vaga de vice e claro, queremos continuar com a vaga de senador. Agora, se isso se concretizar, em 2026 vamos saber”, disse.
Conforme o deputado, as indicações do MDB são válidas diante do desempenho do partido nas eleições municipais. “Fizemos 57 prefeitos, a maioria dos vereadores são do MDB, o maior número de pessoas administradas são do MDB , então o MDB sem dúvida nenhuma está credenciado sim para isso”, enfatizou
Apesar disso, o emedebista reconhece que outros partidos da base também podem pleitear as mesmas vagas que hoje são ocupadas por nomes do MDB. “Claro, quem é de outro partido vai defender o seu partido. Eu defendo o meu, que continuemos com essas duas vagas na chapa majoritária”, disse.
Alepi não entra na conta
Prestes a assumir a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Severo Eulálio frisou que as discussões em torno da eleição para a mesa diretora da Casa em 2027 não contam como eventuais espaços a serem divididos entre os partidos da base na formação da chapa majoritária de 2026.
“São duas discussões distintas […] a presidência da Casa muitas vezes se discute entre os partidos que fazem a maior bancada, geralmente faz-se dessa maneira. Isso é um outro momento, outra oportunidade, outra discussão que nao vem ser tratada agora no momento da formação das chapas em 2026”, concluiu.
Confira entrevista