O Ministério da Educação (MEC) aprovou a criação do Curso de Graduação Bacharelado em Medicina no Campus Amílcar Ferreira Sobral da Universidade Federal do Piauí (UFPI), localizado em Floriano, no Sul do Piauí.
A aprovação foi resultado de um relatório elaborado pela Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas (CAMEM), que realizou uma visita ao campus entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro. A comissão avaliou as condições da instituição em relação ao ensino, pesquisa, extensão e infraestrutura necessários para a implantação do curso de Medicina no Campus de Floriano.
Sobre critérios: A UFPI informou que, após uma análise criteriosa realizada pela CAMEM, a universidade demonstrou estar preparada e comprometida com a implementação do curso de Medicina em Floriano. O parecer favorável ressaltou a importância dessa oferta educacional para a região, preenchendo lacunas assistenciais e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico local.
O vice-reitor da UFPI e o Coordenador do curso de Medicina do CAFS, Viriato Campelo enfatizou que a Administração Superior da universidade dedicou esforços para a consolidação do curso de graduação. Ele destacou que a aprovação da proposta para a implantação do curso de Medicina em Floriano é um sucesso não apenas para a universidade, mas também para toda a região circundante.
Impacto positivo: O reitor da UFPI, Gildásio Guedes afirmou que a Administração Superior seguiu empenhada até a consolidação do curso de graduação. “Desde que assumimos a gestão da Universidade não medimos esforços para implantar o curso de Medicina no Campus de Floriano. Reconhecemos o impacto que o curso pode gerar não só na educação da região, mas também no atendimento primário de saúde, ou seja, mais pessoas terão acesso à saúde de qualidade”, pontuou.
Pré-candidato à Prefeitura de Floriano, o deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) comemorou a abertura do curso no município.
”É um grande avanço para a cidade de Floriano a recomendação positiva da CAMEM, do Ministério da Educação, sobre a implantação do curso de Medicina no campus Amílcar Ferreira Sobral da UFPI. A gente sabe a importância que Floriano tem como grande polo de saúde educacional e isso só corrobora este grande centro educacional de saúde em nossa cidade. O Curso de Medicina traz diversos avanços e desenvolvimento econômico também para a cidade e dá mais oportunidade para que os estudantes consigam ter a realização de seus sonhos de se formar em Medicina sem sair de Floriano”
Confira abaixo na íntegra a nota da UFPI
“Diante de análise criteriosa realizada pela CAMEM, a Universidade demonstrou estar apta e comprometida com a implantação do curso de Medicina em Floriano. O parecer favorável ressalta a relevância dessa oferta educacional para a região, preenchendo lacunas assistenciais e contribuindo significativamente para o desenvolvimento socioeconômico local. Em suma, a aprovação do curso representa um avanço importante para a UFPI e para a cidade de Floriano, consolidando o compromisso com a formação de profissionais de saúde qualificados e engajados com as demandas da sociedade”, informou a UFPI.
Fonte: Meio Norte