A campanha de reeleição do atual prefeito de Massapê, Rivaldo Carvalho, e seu vice, José Carlos, ambos da coligação “Para Seguir Cuidando da Nossa Gente” (PSD, PP), enfrenta um sério revés jurídico. O Ministério Público Eleitoral se posicionou favoravelmente à cassação da chapa, devido a irregularidades no preenchimento de documentos obrigatórios junto à Justiça Eleitoral, especificamente no que diz respeito ao registro de candidatura.
Segundo o Ministério Público, o senhor Francisco Laércio de Carvalho Costa, responsável pelo preenchimento do Documento de Regularidade de Atos Partidários (DRAP), não possuía legitimidade perante a lei eleitoral para desempenhar tal função. Em decorrência dessa irregularidade, a chapa foi notificada e teve um prazo de cinco dias para corrigir o erro. No entanto, o prazo não foi cumprido, o que levou o Ministério Público a solicitar a cassação do registro de candidatura.
Agora, a decisão final está nas mãos do Juiz Eleitoral, Dr. Antônio Genival, responsável pela 19ª Zona Eleitoral de Jaicós, que decidirá se segue a recomendação do Ministério Público, o que resultaria na cassação da chapa de Rivaldo Carvalho e José Carlos, colocando fim a possibilidade de reeleição do grupo político que atualmente governa Massapê. Caso contrário, o juiz poderá optar por uma decisão contrária, o que manteria a candidatura em curso, apesar da recomendação contrária do Ministério Público.
Veja decisão do MPE
O caso gerou grande repercussão na cidade, cidadãos e apoiadores aguardam ansiosamente a decisão judicial que pode mudar os rumos da política local.
O espaço segue aberto para maiores esclarecimentos.