O ministro dos portos e aeroportos, Silvio Costa, anunciou que nas próximas semanas a pasta assinará a autorização para o início da operação da Hidrovia do Rio Parnaíba. A hidrovia do Parnaíba, tem uma extensão de 1.344 km e está constituída pelos rios Parnaíba e Balsas. O ministro esteve em Teresina para inauguração da reforma do Aeroporto Petrônio Portela.
A hidrovia abrange os estados do Piauí, parte do Maranhão e Ceará, e em seus limites estão inseridos os territórios de 54 municípios. Recentemente a secretaria de Meio Ambiente apresentou um estudo que comprovou a navegabilidade do Rio de Uruçuí ao Porto de Luís Correia.
O projeto apresentado prevê a recuperação de mata ciliar para contenção da erosão, de áreas degradadas, aumento da cobertura do esgotamento sanitário, dragagem, desassoreamento, controle e fiscalização de captação de água.
O ministro esclareceu que será a primeira concessão do Brasil.
“Nós estamos trabalhando ao lado do governador Rafael Fonteles para ainda esse mês de dezembro, podermos assinar o decreto que vai formalizar tecnicamente a implementação da hidrovia aqui no Estado. Será a primeira concessão hidroviária do Brasil. O governador Rafael está tendo uma capacidade de poder avançar numa posição de vanguarda. E isso vai ser fundamental para que a partir daqui, isso passe também a ser um grande ativo para o Brasil. Essa hidrovia vai ajudar muito com o aumento da produção do Estado”, afirmou.
O gestor comentou também sobre a expectativa de internacionalização do aeroporto da capital.
“Vamos trabalhar nos próximos anos para a internacionalização do nosso aeroporto de Teresina. Já estamos trabalhando para internacionalizar o terminal de cargas e a internacionalização será fundamental para o desenvolvimento do Estado. Em breve vamos ter visitantes de outros países desembarcando aqui para conhecer as belezas do nosso estado”, concluiu.
Cidade Verde