Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, a Prefeitura de Monsenhor Hipólito, através do prefeito Djalma Policarpo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, foi realizada da manhã desta sexta-feira (11), a 15º Conferência da Assistência Social de Monsenhor Hipólito.
O evento promovido na sede do Centro de Convivência do Idoso (CCI), reuniu profissionais da área, secretários municipais, representantes de entidades e da sociedade civil para discutir os avanços, desafios e perspectivas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em âmbito municipal.
Após o credenciamento dos participantes, foi composta a mesa de honra para abertura oficial dos trabalhos, na oportunidade o prefeito Djalma Policarpo e o secretário municipal de assistência social, Dr. Miguel Neto, fizeram uso da palavra e ressaltaram a importância do debate acerca das ações já desenvolvidas e a elaboração do planejamento estratégico para mais ações na área social em todo o município.
“A população tem avaliado positivamente essa gestão, sobretudo na área da assistência social, onde temos esse olhar especial com todas as famílias, sobretudo as mais vulneráveis, seja no cadastramento de programas sociais, apoio ao idoso, a gestante, Conselho Tutelar, programa criança feliz e demais políticas públicas. Parabenizo a toda nossa equipe pela realização dessa conferência e esperamos junto a comunidade traçar metas e melhorar cada vez mais a qualidade de vida do nosso povo hipolitano”, frisou o prefeito Djalma Policarpo.
Dr. Miguel Neto, secretário municipal de assistência social, destacou a importância do evento:
“É de grande importância essa conferência, onde destacamos que são 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que implementou uma política organizada e com financiamento próprio que nos permite melhorar a qualidade da assistência aqui no município. Temos também a importância da ajuda do prefeito Djalma, que sempre incentiva e nos garante o suporte para melhorar a qualidade de vida de todos aqueles que assim necessitam e procuram a nossa assistência. Aqui desenvolvemos várias ações no decorrer da luta diária, que melhoram o o quadro social local, seja pela entrega de cestas básicas, kits de apoio a gestante, seja pelo funcionamento do CCI da sede e da 020, bem como alinhamento das ações junto ao CRAS, Conselho Tutelar, dentre outras ações conjuntas já desenvolvidas, que servem para contribuir no debate a ser promovido nesta conferência.
Aberto os trabalhos foi iniciada a programação, com a conferência magna, ministrada por Marcia Camilo, profissional com formação em Serviço Social- Especialista em Saúde Pública, Políticas Públicas e Sistema Sociojurídico.
Na sequência, após rápido intervalo e lanche, foram iniciados os debates com a divisão dos grupos para discussão dos eixos temáticos: Eixo 1: Universalização do SUAS; Eixo 2: Aperfeiçoamento contínuo do SUAS; Eixo 3: Integração de benefícios e serviços socioassistenciais; Eixo 4: Gestão democrática, informação e comunicação transparente; Eixo 5: Sustentabilidade financeira e cofinanciamento do SUAS.
Ao final foi apresentada as propostas e feita a escolha dos delegados que irão representar o município a nível de conferência estadual, que são: Governamental – Titular, Maria Dalana e suplente Marinalda Rejânia, Usuário dos Trabalhos do SUAS – Titular, Neta Oliveira e suplente Rejane Leandro, Sociedade Civil – Titular, Maria Santa Teixeira e suplente Clarinda Martins, a conferência foi encerrada com almoço servido aos participantes.
Veja mais imagens