Moradores da cidade de Jacobina do Piauí, a 445 km de Teresina, realizaram, na tarde de quinta-feira (13), uma manifestação na BR-407 para denunciar a falta de água no município e cobrar melhorias da concessionária Águas do Piauí, responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto no estado.

O Cidadeverde.com entrou em contato com a Águas do Piauí e aguarda posicionamento.
Segundo Francisca Carvalho, idealizadora da manifestação, algumas regiões da cidade estão há cerca de 30 dias sem abastecimento. Cerca de 80 pessoas participaram do protesto.
“Antes, no Centro, não faltava água; hoje já passa de três dias sem. No bairro Alto São Pedro, não tem água há 30 dias — é a situação mais crítica. Do outro lado da BR, estão há 20 dias sem abastecimento”, relatou.
A manifestante contou também que sempre faltou água na cidade durante o B-R-O Bró, mas, nos últimos meses, a situação piorou. Os moradores chegaram a participar de uma audiência pública para tentar resolver o problema, mas até o momento nenhuma solução foi apresentada.
“Sempre faltou água nesses meses de seca, mas depois da chegada da Águas do Piauí tudo piorou. Mesmo ligando e fazendo reclamações, nada é resolvido. São muitas desculpas e nenhum suporte. Ninguém veio aqui conversar com a gente”, acrescentou.

Os manifestantes relataram ainda que enfrentam dificuldades para solicitar um carro-pipa da empresa. “O único carro-pipa que apareceu aqui foi doado pela igreja evangélica. Teve carros-pipa da empresa Águas do Piauí, no entanto, só estavam colocando água para quem ligasse e conseguisse através do protocolo. Eles passavam nas casas e não colocavam a água porque a pessoa não tinha protocolo”, pontuou.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os manifestantes interditaram toda a BR-407, na altura do km 550, o que causou um congestionamento de 3 km em ambos os sentidos, com desvio apenas para veículos de pequeno porte pela margem da rodovia. A pista foi liberada por volta das 19h.
Fonte: Cidade Verde



