A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) vai revisar a circunscrição territorial de 15 municípios do estado. As revisões constam em três projetos de lei, que foram aprovadas na Comissão de Estudos Territoriais (Cete) e, posteriormente, encaminhadas à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Na região de Picos serão analisados os limites territoriais das cidades de Vera Mendes, Itainópolis, Isaías Coelho, Patos do Piauí, Jaicós, Massapê do Piauí, Caridade de Piauí, Jacobina do Piauí e Conceição do Canindé, além destes, passarão por revisão territorial os municípios de Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Olho D’Água do Piauí, Água Branca, São Pedro do Piauí, Agricolândia.
Conforme a Alepi, os projetos têm o objetivo de atualizar o mapa administrativo do Piauí. Eles são desenvolvidos na Cete em conjunto diversos órgãos e instituições como o Governo do Estado, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Associação Piauiense dos Municípios (APPM).
Em 2025, 18 matérias foram aprovadas pelos deputados em plenário, alterando os limites territoriais de 95 municípios. “A revisão garante segurança jurídica para as prefeituras levarem políticas públicas para diversos piauienses”, justificou a Alepi.
Fonte: Portal Clube News