As 224 cidades do Piauí devem receber, nesta sexta-feira (20), a segunda parcela do repasse, referente ao mês de setembro, do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), no valor de R$ 1,3 bilhão.
A quantia é 32% maior do que a repassada no ano de 2023, apesar de ser 68% menor do que o valor do primeiro decênio de setembro. A prioridade dos municípios será a aplicação de 15% na Saúde e 25% para a Educação.
“Aqui no estado do Piauí, 70% dos municípios são de coeficiente 0,6. No ano passado, nós recebemos cerca de 52 mil de reais na parcela do dia 20. Na previsão de sexta-feira, a previsão é que a gente receba 97 mil de reais”, explicou o presidente da Associação Piauiense dos Municípios, Toninho de Caridade.
O que preocupa os gestores, segundo Toninho de Caridade, é a greve dos servidores da carreira de Finanças e Controle, lotados no Tesouro Nacional e na Controladoria-Geral da União (CGU), iniciada em agosto.
“Está previsto para sexta-feira o pagamento do segundo decênio de setembro. É um aumento considerável de 32%, mas ainda é uma previsão, até porque os funcionários do sistema financeiro estão de greve e a gente não tem essa confirmação. Mas, no levantamento da CNM, é um acréscimo razoável”, acrescentou.
Fonte: Portal Clube News