Inaugurado em junho de 2024, o Novo Hospital Regional de Picos (NHRP) representa um marco na saúde pública de toda a região. A unidade conta com 226 leitos de internação, sendo 20 deles de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “O NHRP já atende casos de média complexidade, como infecções diversas, patologias gastroenterológicas, desordens vasculares e sequelas neurológicas”, explica Angélica Luz, gerente assistencial do hospital.
Com cinco salas cirúrgicas e oito leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA), a unidade realiza procedimentos nas áreas de ortopedia, traumatologia, cirurgia geral, torácica, cardíaca, neurocirurgia e ginecologia. Desde a inauguração, mais de 160 cirurgias foram feitas, incluindo procedimentos de diferentes níveis de complexidade. “Esses números mostram o desempenho do hospital e ajudam no planejamento estratégico para garantir qualidade e eficiência nos serviços”, ressalta o gerente administrativo Maycon Nascimento.
O hospital dispõe de uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, técnicos de radiologia e de laboratório, entre outros profissionais. Esses especialistas trabalham juntos para oferecer atendimento humanizado e de alta qualidade.
UTI de padrão avançado
A Unidade de Terapia Intensiva foi projetada para monitoramento contínuo, com um posto de enfermagem centralizado. Classificado como unidade de porte 2, o setor conta com ventilação mecânica. “Essa infraestrutura moderna, somada à equipe qualificada, assegura um atendimento de excelência. Recursos como esses são estendidos a outros setores conforme a demanda”, afirma o superintendente hospitalar da SBCD, Dr. Mario Sapede.
Dona Francisca Acza de Moraes, que recentemente passou por uma cirurgia de histerectomia na unidade de saúde, destaca o atendimento recebido. “Desde o porteiro até os médicos e enfermeiras, todos foram muito atenciosos. Agora não precisamos mais ir até Teresina para procedimentos assim. Só temos a agradecer”, disse.
Ademar da Costa Barbosa, que reside no município de Acauã, também compartilhou sua experiência após uma cirurgia de vesícula. “Fui muito bem atendido, desde a recepção até a alta. Superou minhas expectativas”, avaliou.
CCOM-PI