O Governo do Piauí autorizou a operação do Parque Eólico Ventos de São Zacarias, localizado em Simões, com uma capacidade projetada de mais de 300 Megawatts (MW). A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) concedeu a Licença de Operação (LO), que permitirá ao empreendimento iniciar suas atividades dentro de 30 a 90 dias.
O parque eólico deve gerar aproximadamente 3 mil empregos na região. A licença tem validade até 2028 e pode ser renovada, assegurando que o projeto está em conformidade com as normas ambientais.
A Licença de Operação (LO) é um certificado essencial que valida o cumprimento das normas ambientais pelo empreendimento. Ela assegura que todas as etapas e condicionantes ambientais estabelecidas nas licenças anteriores foram atendidas, permitindo a operação segura e sustentável do parque eólico.
Energias solar e eólica ampliam capacidade energética do Piauí em 2024
O Piauí registrou uma expansão de 785,23 megawatts (MW) em sua matriz energética ao longo de 2024, impulsionada principalmente por usinas solares e eólicas. Esse crescimento contribuiu também para o aumento total de 6.525,74 MW na matriz elétrica brasileira, conforme dados divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em agosto.
Segundo dados da Aneel, o Piauí conta atualmente com 501 usinas, entre eólicas e solares, que juntas possuem uma capacidade instalada de 22.457 megawatts (MW) de potência mensal. O número reflete o incremento dos investimentos em energias renováveis, contribuindo, assim, para o desenvolvimento sustentável.
O órgão estatal observou ainda a entrada em operação de 183 novas usinas somente em julho. Isso contribuiu para o acréscimo de 875,42 MW de capacidade instalada naquele mês. O avanço verificado no amostrado se deve também ao início da operação de 10 centrais solares fotovoltaicas (494,82 MW) e 17 usinas eólicas (380,60 MW).
Fonte: Portal O Dia