PUBLICIDADE

BRASIL

O que é a PL da Dosimetria? Veja 5 mudanças e impacto no caso Bolsonaro

camara-aprova-pl-da-dosimetria-nesta-quarta-feira-10--2365ff291eef8c71

Na madrugada desta quarta-feira (10), a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei da Dosimetria, que recalcula e reduz as penas dos condenados por crimes da trama golpista e dos atos de 8 de janeiro de 2023. 

O texto deve seguir agora para votação no Senado Federal. De acordo com o presidente da casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), o projeto será pautado ainda neste ano. O que pode acontecer nas próximas semanas antes do recesso parlamentar. 

Câmara aprova PL da Dosimetria nesta quarta-feira (10) | Foto: Douglas Moura

“Eu fiz um compromisso com os líderes e com o Brasil de que se a Câmara deliberasse esse assunto, o Senado deliberaria sobre esse assunto (…) nós vamos deliberar assim que a Câmara deliberar. Este ano ainda”, disse Alcolumbre.

O PL da Dosimetria teve o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) como relator e pode beneficiar diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pela trama golpista. 

O QUE MUDA?

  • O texto altera as regras de progressão de regime, mecanismo que permite ao condenado com bom comportamento passar para os regimes semiaberto ou aberto.
  • Agora, a nova legislação prevê que a progressão ocorra após o cumprimento de um sexto da pena, e não mais de um quarto.
  •  A mudança não se aplica a casos como crimes hediondos ou réus reincidentes.
  • O substitutivo propõe ainda acabar com a soma de penas para crimes contra o Estado Democrático de Direito, como a tentativa de golpe de Estado e a abolição violenta do Estado Democrático de Direito, o que beneficiaria Bolsonaro diretamente.

COMO BOLSONARO PODE SER BENEFICIADO?

O texto estabelece que em casos de crimes contra o Estado Democrático de Direito sejam cometidos em “contexto de multidão”, ou seja, durante um ato coletivo, como os ataques de 8 de Janeiro, a pena pode ser reduzida de um terço a dois terços. 

No entanto, essa redução só é válida se a pessoa não tiver financiado o ato nem exercido papel de liderança. O que não se aplica a Bolsonaro, apontado pelo STF como líder da tentativa de golpe de Estado.

REDUÇÃO DE PENA

De acordo com o relator do texto, além de reduzir o tempo necessário para a progressão de regime, o projeto pode diminuir a pena do ex-presidente.

A Vara de Execução Penal estimou neste mês que a progressão de Bolsonaro para o semiaberto ocorreria em 23 de abril de 2033, após cerca de 8 anos de detenção. Paulinho calcula que esse prazo poderia cair para pouco mais de 3 anos.

VITÓRIA DA OPOSIÇÃO

A aprovação do novo projeto de lei representa uma meia vitória para a oposição bolsonarista que votou a favor da proposta. Antes da medida, o grupo tentava articular uma anistia “ampla e irrestrita” para Bolsonaro e os demais condenados. No entanto, não houve apoio suficiente ao tema. 

O que levou, inclusive, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), a ser anunciado como candidato do pai à disputa das eleições presidenciais de 2026. Ele chegou a colocar a própria candidatura como moeda de troca para o texto ser aprovado.

Fonte: Meio News

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727

Portal Notícia em Pauta
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.