Após reunião no Ministério dos Transportes, em Brasília, nesta quarta-feira (26), o senador Marcelo Castro (MDB-PI) confirmou que as obras do viaduto de Picos, no sul do Piauí, terão início ainda este ano. O anúncio foi feito ao lado do ministro interino, George Santoro, e do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão. Segundo o senador, o próximo passo é a publicação do edital de licitação da obra, prevista para os próximos meses.
“Em no máximo quatro meses, estaremos lançando o edital para realizar a licitação, construir o viaduto e a terceira pista até a serra, resolvendo esse grave problema de congestionamento na nossa querida cidade de Picos”, afirmou Castro.
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Severo Eulálio, também presente na reunião, destacou a importância da obra para melhorar o fluxo no segundo maior entroncamento do Norte-Nordeste. “Será um marco para a cidade de Picos, uma ação essencial para garantir maior fluidez no trânsito”, afirmou.
O diretor do DNIT, Fabrício Galvão, se comprometeu em dar celeridade ao projeto. “O DNIT já recebeu o processo do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e estamos trabalhando nele. Vamos transformar a estrutura daquele viaduto. Essa é uma demanda fundamental e que será colocada em prática em breve”, garantiu.
O ministro interino George Santoro também reforçou a intenção de iniciar as obras ainda este ano. “O ministro Renan cuidará para que Fabrício e sua equipe cumpram essa entrega tão importante para o Piauí. Precisamos melhorar essa situação o quanto antes e vamos fazer o possível para cumprir os prazos e começar os trabalhos até o fim do ano”, assegurou.
O PROJETO
A obra do viaduto em Picos inclui o prolongamento da duplicação da avenida Severo Eulálio até o balão, o alargamento da BR-316, com a construção de uma terceira pista e um elevado nas proximidades do Hospital Regional Justino Luz.
Fonte: Meio News