Na manhã desta quarta-feira, 3 de setembro, a Polícia Civil do Piauí, por meio da Divisão de Repressão ao Tráfico de Drogas de Picos (DFHT), em parceria com a Polícia Militar, deflagrou a segunda fase da Operação Punaré, investigação iniciada em 2019 e que vem sendo aprofundada ao longo dos últimos anos.
De acordo com a Polícia Civil, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão nas cidades de Picos, Sussuapara e Francisco Santos, a maioria deles concentrados nos bairros Morada do Sol e Quilombo, em Picos.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, uma pessoa foi presa em flagrante por posse irregular de arma de fogo. Além disso, foram apreendidos armas, munições, dinheiro, veículos e celulares, que passarão por análise e serão incorporados às investigações.
A delegada Robiane Nunes, titular da DFHT de Picos, explicou que o objetivo principal da ação é coletar novas provas que fortaleçam a investigação sobre grupos criminosos ligados ao tráfico de drogas na região.
“Essa operação não tem ligação direta com a ação realizada no mês passado, mas alcança outro grupo também relacionado ao tráfico de drogas em Picos. Nosso trabalho busca aprofundar as investigações e desarticular organizações que alimentam a criminalidade local”, destacou.
O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Picos, tenente-coronel Felipe, ressaltou que a operação teve o apoio de várias unidades especializadas, como Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI), 4º BPM, Força Tática, ROCAM, Canil e Inteligência da PM.
“Essas operações têm como finalidade desarticular quadrilhas e facções, entender a dinâmica da criminalidade ligada ao tráfico de drogas e, consequentemente, reduzir os homicídios que estão diretamente associados a disputas por território do tráfico na região”, afirmou.
A Operação Punaré faz parte de uma série de ações conjuntas entre Polícia Civil e Polícia Militar, realizadas com o objetivo de dar resposta à sociedade e combater os crimes relacionados ao tráfico de drogas e homicídios em Picos e cidades vizinhas.
Fonte: Cidades na Net