Picos voltou a ser o centro de uma grande ofensiva da Segurança Pública do Piauí contra o crime organizado com a deflagração de mais uma fase da Operação Crepúsculo, realizada na manhã desta quarta-feiora (17) . A ação teve como foco principal desarticular células de uma facção criminosa com atuação interestadual, retirando de circulação integrantes considerados estratégicos para o funcionamento do grupo na região.

Coordenada pela Delegacia Seccional de Picos, a operação cumpriu 27 mandados de busca e apreensão e resultou na prisão de 11 pessoas, desse total 3 pessoas foram em Picos. Segundo o delegado Charles Pessoa, do DRACO, Picos recebe um olhar criterioso das forças de segurança por sua importância regional, o que tem refletido diretamente na redução dos índices de criminalidade.

“O trabalho integrado não se restringe à capital. Picos tem papel estratégico para o estado e, por isso, estamos intensificando as ações aqui, especialmente neste período de fim de ano”, destacou o delegado.
De acordo com dados apresentados pelas forças policiais, o município registrou redução de cerca de 50% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em comparação com o ano anterior.
A operação contou com uma ampla mobilização da Polícia Civil e da Polícia Militar, além do apoio da Diretoria de Polícia do Interior, do Núcleo de Inteligência de Picos, do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI) e suporte aéreo.

Para a delegada Robiane Nunes, da DFHT, a ação representa a terceira fase de uma investigação iniciada em agosto, que segue em andamento para identificar novos integrantes da organização criminosa, inclusive na esfera de lavagem de dinheiro.
O tenente-coronel Felipe, comandante do 4º BPM, ressaltou que o resultado da operação é fruto de uma política permanente de integração entre as forças de segurança.

“Essa redução expressiva da violência em Picos é reflexo de um trabalho contínuo, baseado na confiança entre os operadores do sistema de segurança pública”, afirmou.
As autoridades reforçaram que novas ações serão realizadas para garantir mais tranquilidade e paz social à população picoense.
Fonte: Cidade Verde


