PUBLICIDADE

QUADRO DE SAÚDE DO PAPA FRANCISCO

Papa Francisco está em estado crítico; médicos temem infecção generalizada

Papa-Francisco-apresenta-ligeira-melhora-e-esta-se0023079000202502201651-2

O papa Francisco teve uma crise asmática prolongada e o seu estado de saúde é crítico, anunciou o Vaticano neste sábado (22).

(Foto: Reprodução)

O religioso precisou de oxigênio em alto fluxo. “O estado do Santo Padre continua sendo crítico e […] o papa não está fora de perigo. Nesta manhã, o papa Francisco teve uma crise respiratória asmática prolongada, que também exigiu a aplicação de oxigênio em alto fluxo”, diz comunicado.

Papa também precisou de transfusão de sangue. Os exames de sangue de hoje também revelaram trombocitopenia, associada à uma anemia o que exigiu a administração de transfusões de sangue. “O Santo Padre continua vigilante e passou o dia em uma poltrona, mesmo sofrendo mais do que ontem. No momento o prognóstico é reservado”.

O jesuíta de 88 anos foi internado em 14 de fevereiro. Segundo os médicos, a princípio, não havia indícios de inflamação, de pneumonia, nos pulmões. Mas após uma tomografia computadorizada, a equipe detectou uma pneumonia bilateral.

Médicos temem que infecção se espalhe para o sangue. “O papa sabe que está em perigo. Pode acontecer que esses germes, que hoje estão no trato respiratório e nos pulmões, infelizmente passem para o sangue, ele teria sepse. E uma sepse, com a idade e a condição dele, seria difícil… o risco real, nesses casos, é que os germes passem para o sangue. O risco é de sepse”, alertou o médico Sergio lfieri, em coletiva de imprensa realizada ontem.

Não há previsão de alta
O pontífice ficará internado pelo menos mais uma semana. De acordo com o médico Sergio lfieri, o papa está lendo, faz brincadeiras, mas está com pneumonia. “Ele vai ter alta quando não for mais necessário administrar terapias hospitalares”, disse. O papa está com uma infecção polimicrobiana, com vírus, fungos e bactérias. Apesar disso, mantém o bom humor. O médico contou que na manhã desta sexta, cumprimentou o papa e lhe disse: “Bom dia, Santo Padre”, e ele respondeu: “Bom dia, Santo Filho”.

Matéria em Atualização

Fonte: UOL

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727