PUBLICIDADE

DECRETO DE EMERGÊNCIA

Piauí confirma foco de peste suína e decreta emergência zoossanitária; veja sintomas

pBPuHySgTYCycFEHuIa9hCI6iM8JaDTWwmoUbcnK

O Piauí confirmou um novo foco de Peste Suína Clássica (PSC) no município de Porto, a 170 km de Teresina, e decretou estado de emergência zoossanitária. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta terça-feira (6) e terá validade de 180 dias. Entre as principais ações previstas estão o controle rigoroso da movimentação de animais e de produtos considerados de risco.

Arquivo / O DIA

A decisão do foi motivada por laudos emitidos pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária. Os exames confirmaram a presença do vírus da Peste Suína Clássica em um foco identificado no município de Porto,

Ao justificar a medida, o documento destaca a necessidade de resposta imediata para evitar a disseminação da doença. “A movimentação de animais e de produtos de risco deverá observar normas e procedimentos estabelecidos pela equipe técnica, com vistas à contenção e à eliminação do agente viral”, diz o texto publicado no DOE.

O trânsito de animais só poderá ocorrer conforme normas definidas pela equipe técnica responsável pelas operações de campo, com foco na contenção e eliminação do agente viral.

O decreto autoriza a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) ter papel central na execução das medidas. Caberá ao órgão expedir diretrizes sanitárias, coordenar o manejo integrado da doença e adotar estratégias alinhadas às recomendações técnicas de pesquisas nacionais.

Cabe ainda à Adapi a aquisição dos insumos necessários às ações de prevenção, controle e erradicação da PSC durante o período de emergência.

O que é a peste suína clássica e quais são os sintomas

A Peste Suína Clássica é uma doença viral altamente contagiosa que afeta suínos domésticos e selvagens, mas não é transmissível aos seres humanos. Caracterizada por alta taxa de mortalidade, a enfermidade gera graves prejuízos econômicos e impõe barreiras comerciais severas à exportação de carne suína. Por se tratar de uma emergência sanitária, qualquer caso suspeito é de notificação obrigatória imediata aos órgãos de defesa agropecuária.

Principais sintomas

  • Febre alta
  • Falta de apetite e apatia
  • Manchas avermelhadas ou arroxeadas na pele
  • Diarreia e vômitos
  • Tremores, dificuldade para andar e outros sinais neurológicos

A identificação precoce e a notificação imediata aos órgãos de defesa sanitária são essenciais para o controle da doença.

Fonte: Portal O Dia

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727