PUBLICIDADE

MEIO AMBIENTE

Piauí estuda implantação de modelo paraense de conservação do meio ambiente

IMG_5997

O Piauí está estudando implantar um modelo adotado pelo Estado do Pará para melhorar a conservação do meio ambiente e investir no desenvolvimento sustentável. Representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) visitaram nesta sexta (25) Belém do Pará, onde se encontraram com equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) para conhecer mais sobre o Mecanismo de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal, o REDD+.

Dados do Instituto Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) mostram que o Piauí é o quarto estado brasileiro que mais emitiu gás carbônico com o desmatamento do Cerrado. A região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) é a fronteira agrícola que mais lidera as emissões. Estes foi um dos fatores que levaram a Semarh a pensar para o Piauí a implantação de soluções bem sucedidas adotadas em outros estados.

Presente no encontro ocorrido em Belém, o secretário estadual do Meio Ambiente, Daniel Oliveira, destacou a importância da troca de conhecimentos entre o Piauí e o Pará. “A experiência paraense é fundamental para que possamos adaptar e implementar políticas eficazes em nosso estado.

O REDD+ é uma oportunidade de alinhar conservação ambiental e desenvolvimento econômico, e queremos aprender com quem já está nessa jornada”, diz.

Como funciona o REDD+ adotado pelo Pará

O Mecanismo de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) implantado pelo Pará busca incentivar a preservação de florestar e a redução das emissões de gases de efeito estufa, promovendo a proteção da biodiversidade. O programa é desenvolvimento no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança no Clima (UNFCC) para recompensar financeiramente países em desenvolvimento por seus resultados na redução de emissões de gases do efeito estufa provenientes do desmatamento e da degradação florestal.

O REDD+ é basicamente uma estratégia de enfrentamento às mudanças climáticas criada com o objetivo de combater o desmatamento e promover a conservação florestal nos países em desenvolvimento. No conceito deste mecanismo, as florestas desempenham papel fundamental no combate às mudanças climáticas e incentiva a participação das comunidades locais.

O resultado da visita ao Pará para conhecer mais sobre o modelo de implantação do REDD+ deve influenciar na formulação de políticas públicas voltadas para a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente no Piauí, segundo o que explicou o secretário Daniel Oliveira. A expectativa é que em breve novas iniciativas possam surgir a partir da troca de experiências.

Fonte: Portal O Dia

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727

Portal Notícia em Pauta
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.