PUBLICIDADE

VACINAÇÃO ANIMAL

Piauí | Médico da ADAPI orienta sobre venda de vacinas contra a febre aftosa

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O médico veterinário da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), Márcio Chaves, fez uma orientação ao vendedores e produtores rurais sobre o acondicionamento da vacina contra a febre aftosa para a venda, no último sábado o orgão identificou 400 doses que estavam vencidas em um comércio na zona leste de Teresina.

“Foi uma fiscalização de rotina, a gente sempre busca mensalmente fazer esse trabalho nessas revendas e deixar bem claro para o comerciante a importância dele dentro da cadeira produtiva, no que desrespeita principalmente a temperatura que tem que estar de 2°C a 8°C, ele não pode vender uma vacina que está submersa com água, ele tem que ter disponibilidade de gelo no momento dessa venda e ficar observando principalmente a data de vencimento que é justamente essa ação que a gente trabalhou em cima e observamos que estava vencida desde janeiro deste ano”, explicou o médico.

De acordo com Márcio Chaves, além de não ter eficácia, aplicar uma vacina vencida pode comprometer toda a cadeia de imunização do rebanho. 

“Não tem eficácia, é um processo de desnaturação da vacina, ela perde totalmente o efeito, é como se tivesse aplicando nada no animal. O animal não vai ativar a questão dos anticorpos, não vai ter aquela imunidade no animal e quebra toda aquela cadeia em cima da vacinação que é um dos itens cruciais dentro do programa da febre aftosa a nível estadual”, ressaltou.

Ainda segundo o médico veterinário, a campanha contra a febre aftosa começa no dia 1º de maio no Piauí e vai até o dia 31. Márcio destaca que durante essas semanas, a Adapi vai intensificar ainda mais as fiscalizações.

“Dia 1º de maio começa a campanha, ela vai até o dia 31, deixando bem claro que são todos os animais dentro do rebanho, essa intensificação vai ser maior, vamos intensificar de três a quatro vezes por semana em busca principalmente do acondicionamento, verificar a vacina, se ela está bem lacrada, observar também a nota fiscal que a gente recebe porque a revenda é como se fosse um termômetro dentro da vacinação”, informou.

Apreensão de doses vencidas

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) informou neste sábado (22) que durante uma fiscalização de rotina um fiscal agropecuário identificou 8 fracos de 50 doses, totalizando 400 doses, que estavam vencidas em um comércio na cidade de Teresina.

 A Adapi informou que todos os produtos estavam armazenados na geladeira do comércio localizado no bairro São Cristóvão, na zona Leste. Foi lavrado o termo de apreensão e de inutilização do material que tinha como vencimento o mês de janeiro deste ano.

Rebeca Lima
[email protected] 

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727

Portal Notícia em Pauta
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.