A cidade de Picos será palco de uma das celebrações mais populares do país: O Picos Cidade Junina, que acontecerá nos dias 02 e 03 de junho, o evento também vai sediar o Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional, que acontecerá pela primeira vez na cidade, reunindo quadrilhas juninas do Piauí e de outros estados nordestinos. De acordo com a organização do evento, 16 quadrilhas piauienses e de mais 04 estados já confirmaram presença e vão disputar uma premiação total de 60 mil reais.
O Picos Cidade Junina será gratuito para o público e conta com o apoio do governo do estado, por meio da secretaria do Turismo.
O secretário da pasta, Pablo Santos, destaca a importância do evento, reforçando que ele faz parte de um projeto maior de desenvolvimento e fortalecimento do turismo, não apenas para a cidade de Picos, mas para toda a macrorregião, que conta com uma população de mais de meio milhão de habitantes e pode se tornar uma grande referência do turismo nas áreas de cultura, esporte, religiosidade e sustentabilidade.
“Queremos resgatar a tradição cultural nos municípios, valorizar nossas raízes e potencialidades turísticas e, principalmente, movimentar ainda mais a economia da nossa região. Picos tem um potencial fantástico em vários setores e o turismo cultural, esportivo, religioso e sustentável precisam ser destacados”, destaca Pablo Santos.
O espaço onde acontecerá o Picos Cidade Junina já está sendo montado e contará com duas arenas, uma com arquibancadas para o conforto daqueles que irão apreciar as apresentações culturais, e a segunda destinada para os shows.
“Estamos focados na organização desse evento e queremos agregar valor ao movimento junino de Picos, resgatando as manifestações culturais do município”, diz Leonardo Carlos, presidente da Associação Brincantes, parceira do evento. Outra parceira, afirma Leonardo, é a Federação das Quadrilhas Juninas do Piauí (FEQUAJUPI), que já mobilizou os grupos juninos de Picos e região para participarem do Festival.
Ministério do Turismo destaca importância das festas juninas para a economia local
Além de celebrar a cultura e tradição brasileiras, as festas juninas têm também uma grande importância para a economia local, especialmente na região nordeste, onde cidades com tradicionais festejos já começam a montagem de estrutura e a divulgação da programação. Sobre o assunto, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, diz que a preparação e expectativa para o São João de 2023 evidenciam a importância da festividade para o país.
“O São João é um dos principais símbolos culturais do nosso país e um dos eventos mais aguardados no ano. Realizada de Norte a Sul, com destaque para a região Nordeste, retrata a diversidade do nosso povo. Uma festa que movimenta milhões de pessoas e aquece a economia dos nossos destinos, gerando emprego e renda. Agora, a expectativa é a melhor possível, considerando o sucesso de público do Carnaval e dos feriados prolongados já registrados neste ano”, destacou Daniela Carneiro.