Teve início na manhã desta terça-feira (20), os Jogos Escolares Municipais de Picos, com o objetivo de integrar todas as escolas da cidade – tanto da rede municipal quanto privada, além de projetos especiais como o de Libras e APAE. A cerimônia de abertura aconteceu na Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, mesmo espaço que sediará todos os jogos.
Cerca de 800 estudantes estão participando das competições que iniciaram hoje e seguem até sexta-feira 23), nas categorias infantil e infanto – de 9 a 12 anos e 13 a 16, e em 12 modalidades diferentes, sendo elas: atletismo, futebol, futsal, queimada, vôlei, vôlei de praia, handebol, xadrez, judô, basquete, natação e ciclismo.
23 escolas da rede pública municipal de ensino estão participando do evento, juntamente com três colégios privados, equipes do Projeto de Libras e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.
“Esses atletas e equipes campeãs competirão numa próxima fase, que será nos jogos estaduais, que também acontecerão aqui em Picos, no final do mês de junho e início de julho. Nosso objetivo é promover a integração entre todas as escolas e despertar a prática esportiva nesses estudantes, desenvolvendo o físico e mental de cada um deles”, destacou a coordenadora municipal de Educação Física, Fernanda Leal.
O evento teve a presença da Secretária de Educação, Mary Dantas; de Esportes, Layana Rufino; de Governo, Júnior Santos; e de Assistência Social, Luzifrank Júnior. Também compuseram a mesa de honra o Chefe de Gabinete, Filomeno Portela; a gerente da 9ª GRE, Ramira Torres; a presidente da Apae Picos, Janaina Marques; a diretora geral do IMH, Irmã Ana Teresa; o coordenador municipal de Ensino da SEME, Higo Menezes; o diretor financeiro da SEME, Fernando Danda; e a diretora da Escola Prof.ª Otília Neiva, Ivete Rêgo, que representou os demais gestores que estavam no evento.
A solenidade de abertura contou ainda com apresentação da Banda Municipal de Picos e juramento dos estudantes sobre a participação de cada um deles no campeonato, mantendo o espírito esportivo, mas, acima de tudo, a cordialidade.
“Este é um evento de suma importância. Estamos vendo os alunos empolgados e a gente se empolga junto, pois estamos contribuindo para a educação, lazer e, quem sabe, despertando dons e habilidades que antes não eram conhecidas nesses estudantes. Este ano estamos incluindo as escolas da rede privada que, junto às classes especiais, mostrarão o espírito esportivo em busca da próxima fase, que é o campeonato estadual”, disse Mary Dantas.
“Essa competição é fruto de planejamento e diálogo, que é marca dessa gestão. Hoje estamos recebendo esses jogos escolares, onde estamos vendo a união entre as escolas. É um marco e Picos só tem a ganhar”, falou Layana Rufino.
Ao final da cerimônia de abertura, iniciaram os jogos escolares com jogo inclusivo e as competições de queimada feminino, futsal e futebol masculino.
CCOM