Um levantamento extra oficial feito pela nossa redação apontou que pelo menos oito dos quinze vereadores titulares de mandato na câmara municipal de Picos devem mudar de legenda, com a abertura da janela partidária 2024 que abre nesta quinta-feira, 07 de março. Entre os destinos preferenciais está o Partido Social Democrático (PSD) e Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Outros partidos também serão fortalecidos com a janela eleitoral, a exemplo da Federação (PT, PCdoB, PV) e Progressistas.
No campo oposicionista deverão mudar de sigla partidária os vereadores, Eriberto Barros (PP), Toinho de Chicá (PP) e Marcos Buriti (PRD), parlamentares que conforme apurado deverão migrar para o PSD.
Outras siglas de oposição no município deverão receber parlamentares, como é o caso do PSB, partido liderado pelo ex-prefeito Zé Neri e o deputado estadual Nerinho, que irá receber os vereadores Chaguinha (PRD) e Dalva Mocó (PRD).
Nesse período também poderá haver a mudança de sigla partidária do vereador Zé Luís (MDB), que avalia possibilidade de permanecer no atual partido (MDB), ou optar por outra sigla (PROS ou Republicanos), destino a ser definido após articulações dentro do prazo legal que vai até 5 de abril.
Após recente adesão ao grupo do pré-candidato a prefeito Pablo Santos, quem também mudará de partido é o vereador Filó Portela (PP), que avalia possibilidade filiar-se ao MDB ou Federação (PT, PCdoB, PV).
Na base do prefeito Gil Paraibano (PP), o vereador Afonsinho (MDB), deverá também mudar para o Progressistas (PP), fortalecendo a chapa proporcional da situação.
Em 2024, a troca de legenda partidária poderá ocorrer de 7 de março a 5 de abril, prazo final para filiação, exigido em lei para quem pretende concorrer às Eleições Municipais deste ano. A janela partidária é aberta em qualquer ano eleitoral, seis meses antes da votação.