O Piauí vai ganhar novos Centros Especializados em Reabilitação (CERs) com o objetivo de descentralizar os serviços de saúde do estado e levar mais qualidade de vida para as pessoas com deficiência. Até o final do ano, devem ser entregues as obras do CER II de São Raimundo Nonato, CER IV de Floriano, CER II de Corrente, CER II de Uruçuí, CER IV de Campo Maior e CER IV de Picos.

A Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) é responsável por acompanhar e realizar o monitoramento da construção e funcionamento dos centros no estado. “A população dos municípios do interior agora vão ter como fazer esse tratamento de reabilitação mais próximo de suas residências, sem precisar se deslocar para Teresina, gerando mais conforto. Então, nós estamos fazendo esse acompanhamento para que os novos Centros comecem a funcionar o mais rápido possível”, afirma o secretário Mauro Eduardo.

Os recursos são do Governo Federal, por meio do Novo PAC e do Novo Viver sem Limite, que transfere as verbas diretamente para as prefeituras das cidades. A mesma estrutura de Centro já existe nos municípios de Parnaíba (CER IV) e São João do Piauí (CER II).
De acordo com o Ministério da Saúde, os Centros Especializados em Reabilitação são pontos da atenção ambulatorial especializada que realizam diagnóstico, tratamento, reabilitação, habilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva.

Um CER atende regionalmente e é classificado a partir do número de modalidades de reabilitação que oferece, sendo categorizado em: CER II (duas modalidades), CER III (três modalidades) e CER IV (quatro modalidades), focando nas áreas física, auditiva, intelectual e visual, e integrando a Rede de Atenção à Saúde.
Fonte: Governo do Piauí