A Prefeitura Municipal de Aroeiras do Itaim, realizou na manhã deste domingo (25) de maio, a primeira corrida de rua com um percurso de pouco mais de 3km, e que tinha como objetivo divulgar o Enfrentamento ao Feminicídio no município, em uma campanha promovida pelo governo do estado em parceria coma Secretaria Municipal da Mulher, com o apoio das secretarias municipais de Educação, Assistência Social, Administração e Finanças, Meio Ambiente e Secretaria de Esportes.
Participaram da corrida além dos mais de 200 participantes, o prefeito do município Marciano Macêdo, os vereadores Chagas, Louro Pio, a vereadora Zoneide Macêdo, o ex-vice-prefeito Edilson Teixeira, as secretárias Dra. Marli Macêdo, Fátima Sousa, Francisca Lisboa, os secretários Zenio Neves e Oliveira.
A largada foi no povoado Tinguis com chegada na praça São José no centro da cidade ao lado da igreja matriz. Durante o percurso os participantes receberam apoio de uma equipe da saúde, e distribuição de água para hidratação. Na chegada foi distribuído frutas para todos os participantes, e em seguida a entrega de medalhas e troféus.
A secretária Francisca Lisboa informou, que essa corrida de rua tinha como principal objetivo conscientizar a população do município da importância ao combate ao feminicídio, bem como também o enfrentamento a violência contra a mulher, pois o país viver momentos de agonias que tem levado à morte de muitas mulheres, então é preciso que haja uma campanha nesse sentido.
“Para combater o feminicídio devemos utilizar Canais de Denúncia: Incentivar o uso de canais de denúncia, como o Disque 180, para reportar casos de violência. Promover Relações Respeitosas: – Ser Exemplo: Praticar e promover relacionamentos baseados no respeito, igualdade e empatia”, falou Francisca Lisboa.
O prefeito Marciano Macêdo parabenizou toda a organização do evento, e disse que esse foi um marco da Aroeiras do Itaim, onde mais de 200 pessoas participaram da corrida, o que mostra que eles defendem o enfrentamento ao feminicídio que tem tirado tantas vidas de mulheres pelo mundo.
Segundo Marciano, a prefeitura pretende trabalhar muito junto a secretaria da Mulher do Município, para que seja zero o número de feminicídio no município, e para isso, não medirá esforços para que o trabalho de enfrentamento aconteça, falou o gestor.
Veja mais imagens
Fonte: AgoraED