A Prefeitura de Monsenhor Hipólito realizou nesta segunda-feira, 10 de junho, o 2 º Fórum Comunitário do Selo Unicef, para avaliar as ações realizadas pelo município durante a edição 2021-2024.
Coordenado pela a Comissão Intersetorial do Selo Unicef, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA, e as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, o Fórum foi marcado pela apresentação das atividades do Plano de Ação Municipal, desenvolvido pelo município ao longo da edição.
A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades locais. A mesa de honra foi composta pela vereadora Doracelma Policarpo, representando o prefeito Djalma Policarpo, o vereador Mário Micheline, o sargento da Polícia Militar Jota Cruz, Maria Marta, representante do Conselho Tutelar, a professora Vania Maria, o secretário de Educação Luiz Antônio, o enfermeiro Renan de Lima, representando a Secretaria de Saúde, a articuladora do Selo Unicef, Ana Raíla, representantes das igrejas, a representante do NUCA, Lara Niely, a presidente do CMDCA, Rosivalda de Jesus, e a secretária do Meio Ambiente, Isabel Sá.
Durante o evento, várias autoridades tiveram a oportunidade de discursar. A vereadora Doracelma Policarpo ressaltou a importância do Selo Unicef na defesa e proteção dos direitos das crianças e adolescentes.
“O Selo UNICEF tem a função de defender e proteger os direitos das crianças e adolescentes, criando oportunidades para que eles alcancem seu pleno potencial. Unindo o objetivo do Selo com a humildade do prefeito Djalma e a vontade de ajudar as pessoas, especialmente nossas crianças, jovens e adolescentes, nosso município tem alcançado os melhores índices em todas as áreas. Ana Raila, nossa articuladora e coordenadora do Selo, juntamente com a equipe da gestão do prefeito Djalma, faz o Selo acontecer por meio de ações municipais e governamentais. Tenho certeza de que, com o apoio e incentivo contínuos, nosso município será reconhecido como um modelo pelo Selo UNICEF”, declarou.
Embora ausente no evento por razões inadiáveis, o prefeito Djalma Policarpo expressou, em uma entrevista concedida por telefone, sua perspectiva sobre o significado do selo UNICEF para o município.
“O selo UNICEF é uma conquista de extrema importância para nosso município. Ele não apenas reconhece nossos esforços em garantir os direitos das crianças e adolescentes, mas também nos motiva a continuar trabalhando arduamente para melhorar a qualidade de vida de nossos jovens. A adesão ao selo nos proporciona diretrizes claras e um caminho bem definido para implementar políticas públicas eficazes e transformadoras. É um compromisso que assumimos com orgulho e responsabilidade, visando sempre o bem-estar e o desenvolvimento pleno das nossas crianças e adolescentes”, destacou.
Ana Raila, articuladora do Selo Unicef no município, pontuou os esforços contínuos desde a adesão ao programa em 2021.
“Nosso trabalho é mostrado cotidianamente, com a maioria das atividades realizadas de maneira intersetorial. Fizemos a adesão ao Selo UNICEF em 2021, e nosso primeiro fórum ocorreu em 2022. Desde então, tivemos resultados sistêmicos, pois a maioria das ações foram realizadas em conjunto. Nosso município é um dos poucos que aderiram ao Selo e possui todos os aparelhos funcionando plenamente, como CRAS, CREAS e os serviços de convivência. Desenvolvemos uma sólida aliança com todos os órgãos, desde a Prefeitura até a polícia. A proposta do Selo é complexa e trabalhosa, mas as pessoas do nosso município nunca deixaram de dar o seu melhor. Tenho confiança de que seremos certificados e agradeço a todos que contribuíram para que isso fosse possível”, enfatizou.
O secretário de Educação, Luiz Antônio, destacou a importância do trabalho conjunto proporcionado pelo Selo Unicef.
“É uma grande alegria participar deste momento, participei da abertura do Selo UNICEF e, agora, após três anos, estamos na culminância do fórum comunitário. No campo da educação, abraçamos a causa do Selo UNICEF, que nos dá diretrizes e orientações claras sobre o trabalho a ser desenvolvido em nossas escolas. Este é um esforço intersetorial, envolvendo não apenas a educação, mas também parcerias com o meio ambiente, esporte, assistência social, Conselho Tutelar e a Polícia Militar. Na nossa cidade, somos referência no estado: nossa busca ativa já superou as metas para 2030 e estamos entre as cinco melhores cidades no quesito alfabetização, com 100% dos nossos alunos alfabetizados na idade certa. Recentemente, em Teresina, recebemos o prêmio Alfa 10, onde três de nossas escolas foram premiadas. Ver que o trabalho foi levado a sério, e agora colher os frutos desse esforço é muito gratificante”, pontuou.
O evento contou com apresentações culturais dos alunos e da equipe gestora e professores da Unidade Escolar Municipal Lino Rodrigues, que encenaram uma peça teatral. Bem como uma prevê explicação do assistente social, Eduardo, sobre o trabalho infantil, uma campanha que será trabalhada nas escolas nos próximos meses.
As atividades do Fórum prosseguiram com grupos de trabalho, onde os participantes analisaram os resultados das ações desenvolvidas durante o período da edição do Selo Unicef. Os grupos discutiram as metas traçadas no Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, aprovado no 1º Fórum Comunitário.
O Fórum foi finalizado com os depoimentos de diversos componentes que trabalharam em prol da conquista do Selo, abordando áreas como educação, saúde, CRAS e assistência social.
Na área da saúde, o enfermeiro Renan destacou que o município superou a meta de cobertura vacinal da tríplice viral, alcançando 100% de vacinação. Além disso, o município se destacou como um dos cinco que mais vacinaram contra a influenza no estado.
A assessora do secretário de Educação, Josefa Edneide, encerrou o evento com suas palavras, seguidas por um jantar ao som do cantor local Fernando.
Diretores das escolas municipais, membros da sociedade civil e religiosa também marcaram presença, reforçando o compromisso coletivo com o bem-estar das crianças e adolescentes de Monsenhor Hipólito.