O prefeito Djalma Policarpo, por meio da Prefeitura e das Secretarias Municipais de Cultura e Agricultura, promoveu neste domingo, dia 05 de maio, a XVI Festa e Missa pelo Vaqueiro e Agricultor de Monsenhor Hipólito.
A festividade, que já é tradicional no munícipio, teve como tema neste ano “A festa de um povo, nascido no sertão, que acredita no trabalho e leva Deus no coração” e contou com uma vasta programação.
O evento teve início às 05h com alvorada festiva, seguido com um café da manhã oferecido para todos os participantes e a abertura oficial por meio do prefeito Djalma Policarpo, no Bairro Trizidela.
Por volta das 08h, teve início a cavalgada pelas principais ruas da cidade até a Igreja Matriz, com a animação dos aboiadores e cantadores, Zé Sousa, Laninho e Muderno Locultor.
Ainda no Adro da Igreja, o jovem Luís Augusto recitou um poema intitulado “Monsenhor do meu povão, meu sertão do coração”, sendo seguido por Yann Costa que entoou a canção “A filha mais nova do patrão”, como formas de apresentações culturais.
O evento continuou com uma missa de ação de graças presidida pelo padre Antônio Mendes em homenagem aos vaqueiros e agricultores do munícipio. No final da celebração, como forma de homenagear todos os vaqueiros e agricultores, a gestão municipal entregou cestas com alimentos produzidos no município ao vaqueiro, Pedro Neném, e a agricultora, Anunciada, da localidade Sítio.
A partir do meio dia houve um almoço para todos os participantes, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), e em seguida forró no Ginásio Poliesportivo da Cohab com animação dos cantores Dadá dos Teclados e Diego Forrozeiro. No local foram sorteados brindes para vaqueiros e agricultores.
“Essa festa já é uma tradição no nosso munícipio e é uma forma de agradecermos e homenagearmos os vaqueiros e agricultores. Um evento que foi sucesso total. Aqui em Monsenhor Hipólito temos dado uma atenção aos nossos agricultores, prova disso é o pagamento do Garantia Safra que todos os anos garantimos a nossa parte. Somente neste ano, 1.139 agricultores estão recebendo o valor de R$ 1.200 cada, um valor que chega a quase 1,5 milhão injetado na economia local, então é este o nosso trabalho”, disse o prefeito.
A primeira-dama Josefina Policarpo falou da alegria pela realização da festa. “A nossa festa busca valorizar os nossos vaqueiros e agricultores, mantendo viva esta cultura em nosso munícipio. Ver o nosso povo participando ativamente nos deixa emocionados. Como filha de agricultora e vaqueiro eu me sinto lisonjeada pela realização desta festa e feliz pela valorização da nossa gente”, destacou.
A secretária de agricultura agradeceu ao prefeito Djalma Policarpo por proporcionar a festa. “Quero agradecer o nosso querido prefeito Djalma Policarpo pela belíssima festa, que este ano conta com uma participação grandiosa. Se Deus quiser em 2025 nós estaremos aqui de novo”, disse Dinorá Feitosa.
Veja mais imagens
Fonte e Fotos: Folha Atual