Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, Prefeitura de Monsenhor Hipólito, através do prefeito Djalma Policarpo, e por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal do Idosos (CMDI), realizaram na tarde/noite dessa quinta-feira, 15 de maio, a 1º Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
O evento aconteceu no Centro de Convivência do Idoso (CCI) do Povoado Serra Azul (BR-020) e reuniu grande público da melhor idade, além de secretários municipais, vereadores e comunidade.
A conferência teve início as 17h com credeciamento dos participantes.
Durante abertura do evento, representando o prefeito Djalma Policarpo, a vereadora Doracelma Policarpo ressaltou a importância do evento que coloca em prática a discussão e elaboração de ações voltadas as políticas públicas para os idosos.
“A gestão municipal muito tem se destacado no social, assim como em todas as áreas, parabenizo a todos pela organização desse evento e agradeçemos a presença de todos, isso reforça o compromisso da gestão do prefeito Djalma em trazer importantes ações e benefícios para o município, a exemplo desta sede do CCI da 020, que foi uma importante realização da gestão municipal, muito ainda iremos realizar para trazer maior qualidade de vida e desenvolvimento social para o nosso povo” destacou a vereadora.
Estiveram presentes no evento o vice-prefeito, Mariozan Rocha e esposa Karina Rocha, vereadora Edneide, vereador Naldo, secretário de educação, Luiz Antônio, secretária de saúde, Dra. Joyce Bezerra, secretário de agricultura, Possim Rocha, ex-vereadores Lino, Mário Micheline e Senhor de Bento e demais lideranças e comunidade em geral.
Após abertura e pronunciamentos, a conferencista Ana Raíla conduziu o início dos trabalhos, que foi marcado pela palestra principal ministrada pela assistente social Ananda Ludmila e pela psicóloga Yaslla Feitosa, que fizeram importante abordagem acerca das reflexões sobre os desafios enfrentados pela população idosa em um contexto de diversidades culturais e sociais.
A divisão do grupos para discussão das temáticas, distribuídos em cinco eixos centrais:
Eixo 5: Consolidação e fortalecimento dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política de Estado, com Dalana e Rejane.
Eixo 1: Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais, com Lucas Vieira e Ananda;
Eixo 2: Fortalecimento de políticas para proteção à vida, saúde e cuidado integral da pessoa idosa, com Marina Mara e Manoel Renan;
Eixo 3: Proteção e enfrentamento de todas as formas de violência, abandono social e familiar, com Rejane e Denise;
Eixo 4: Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices, com Railene e Yaslla;
No intervalo foi servido lanche para os idosos e participantes.
O encerramento da 1º Conferência Municipal do Idoso foi marcado por muito forró, com musical de Dadá dos Teclados.
Veja mais imagens