A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, alerta sobre a importância da atualização documental rural dos produtores visando o assegurá-los à obtenção de direitos relacionados a benefícios como o Seguro Safra, acesso a linhas de créditos, entre outros.
O engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, Felipe Lucena, ressalta que importância da atualização dos documentos.
“O programa Seguro Safra 2025/2026, será iniciado em meados de agosto. É de suma importância que os beneficiários estejam com a documentação necessária em dia, para que os mesmos não tenham prejuízos de homologação”, explica Felipe Lucena.
Para ter acesso aos direitos de benefícios, o produtor rural deve ter em mãos documentos como: CPF, RG, Escritura da Terra ou Declaração de Posse, Contrato de Comodato Rural atualizado (caso não seja o proprietário legal), CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar), CAR (Cadastro Ambiental Rural em nome do proprietário), ITR ou CCIR (Imposto Territorial Rural, Certificado de Cadastro de Imóvel Rural).
A Secretária de Agricultura Fatima Sá, coloca a referida secretaria prontamente à disposição de todos os produtores do município de Picos. Ressalta-se que a atualização desses documentos, além de garantir os direitos do beneficiário, não vem superlotar as entidades responsáveis por essa emissão documental.
“Nosso objetivo é sempre facilitar a vida do homem do campo, seja ano âmbito de produção, informação ou regularização documental”, assegura a gestora.
CCOM